terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Pâmella Ribeiro em: Na antiguidade, quando a menstruação era um mistério...

Olá caros leitores,

Esta postagem é referente a um questionamento super interessante da Aluna Pâmella Ribeiro de Araújo da 3ª série, turma A.
Para que vocês possam entender a origem do questionamento, estávamos discutindo sobre as descobertas que contribuíram para o avanço da genética e, quando eu estava expondo sobre as ideologias que os antigos tinham sobre os gametas, Pâmella trouxe a tona o questionamento sobre a concepção referente à menstruação na antiguidade.

Então, vamos ver um pouco sobre a menstruação na visão dos nossos antepassados...

Com certeza, todos já assistiram o filme Lagoa Azul...


 Como todos devem se lembrar, o filme retrata a história de duas crianças que acabam chegando em uma ilha após um naufrágio, juntamente com um homem que logo vem à óbito, e as crianças precisam aprender tudo sozinho.
Daí tem uma cena, em que a personagem principal está toda tranquila nadando em um lago, quando de repente percebe um sangramento entre suas pernas e entra em desespero... Afinal ela não tinha ideia do que estava acontecendo...

Com certeza, o mesmo acontecia na antiguidade...
As mulheres tinham sangramentos de tempo em tempo e ninguém sabia explicar por que, mas com a imaginação fértil que tinham, criavam inúmeras "teorias". E pasmem, a mulherada sofria bem mais do que hoje...
Na pré-história, em detrimento da subnutrição, provavelmente as mulheres tinham a menarca após os 18 anos e, após terem a primeira menstruação, passavam a ser atrativas para os homens. Por certo era um instinto, eles percebiam que elas tinham tido a menarca e pensavam: Opa, aquela ali está pronta!
Além de menstruar mais tarde, o período de amenorreia era grande, afinal, era um filho atrás do outro. 
Relatos mostram que em determinado período (por volta de 800 a.C.) as mulheres eram consideradas "impuras" no período menstrual, e eram obrigadas a ficar isoladas em uma sala com palha seca por pelo menos quatro dias, e longe de fontes de Água e Fogo. Por certo, tinham medo que elas "contaminassem" a água e o fogo.
Na Índia, por volta do século VI a.C., elas tinham que realizar um "ritual de purificação da menstruada"... Pelo que li, era um ritual bem maluco no qual elas tinham que esfregar dentes, gargarejar, lavar no rio não sei quantas vezes, esfregar lama com estrume, açafrão, enfim... 
No século XIX, passaram a ver a menstruação como uma excreção de resíduos. Digamos que eles achavam que a menstruação estava relacionada com o sistema digestório.
Hipócrates, por sua vez, achava que além de eliminação de resíduos, a menstruação servia para eliminar sangue em excesso - na concepção dele, a mulher produzia muito sangue. Sem contar que ele também achava que a mulher era muito quente e a menstruação fazia diminuir a temperatura do seu corpo. 
Galeno, no século II, achava que a mulher era imperfeita, fria e úmida e, em detrimento disto a digestão dos alimentos era anormal e gerava resíduos que eram eliminados pelo sangramento.
Plínio, o Velho (23-79 d.C), colocou que a menstruação tinha efeitos perigosos e ao mesmo tempo poderoso. Se pensarmos na TPM, ele estava certo!


Mas o pior foi achar que menstruação podia curar doenças... Eu falo que tinham imaginação fértil!... Pensa, passar menstruação em verrugas, bócio, hemorroida. Meu Deus! Estou até vendo o anúncio para dores de cabeça:

"Cuide do seu cabeção,
Use menstruação"
(Convenhamos, estou sem criatividade hoje!)

Coitadas... Antes eram isoladas e consideradas impuras, depois achavam que o sangue podia até afastar demônios... Pensa! Usar sangue para fazer oferendas, encantamentos...
Bom, mas a luz brilhou no fim do túnel por volta de 1908, com Fritz Hitschman e Ludwig Adler, foi aí que começaram a entender que os órgãos genitais femininos eram orientadas pela busca da gravidez.
Hoje, como sabemos, a menstruação nada mais é do que o descamamento do endométrio, quando não há fecundação do ovócito II. Mas, até descobrirem que a mulher produzia ovócito, que a mulher tinha útero para abrigar o embrião...

O que é menstruação?

Bom, são muitas coisas que eu poderia relatar nessa postagem, mas vou deixar em aberto para cada leitor contribuir com alguma novidade sobre o assunto!
Espero que tenham gostado!
Pâmella, espero ter respondido seu questionamento!
Super abraço à todos!
Francielle Pajola