Olá caros leitores,
Nossa, não estou nem acreditando que estou aqui nesse frio "xinfrin" de Goiás, e meus amigos lá no Sul quase congelando. Ai, que inveja deles! Até neve está caindo! Como eu queria estar lá agora!
Então, vocês devem ter visto por ai, notícias de que está ocorrendo a precipitação de neve em várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e hoje, depois de quase 40 anos, cai neve sobre a grande Curitiba (capital do Paraná, para quem não sabe!) e outras cidades do Estado!
Então, você já se perguntou como esses flocos de neve são formados?
Não? Sim?
Poxa, assim, eu acho a natureza super fenomenal, são coisas e mais coisas que acontecem que se deixássemos de lado as aflições dessa vida, veríamos o quanto é lindo as belezas que nosso Planeta.
Mas, infelizmente a humanidade está tão focada em suas futilezas que esquecem de observar o que temos de mais belo no Planeta: a natureza e seus fenômenos!
Hoje, aproveitando esse friozinho goiano de 21° C - me disseram que está calor, e estando mais cedo com alguns amigos, um deles estava todo e todo, sem blusa de frio e ainda me "zuando" por estar até com as unhas roxas de frio, mas, está valendo - quero aproveitar para falar sobre a formação desses floquinhos que deixam muitos boquiabertos e fascinados!
Assim como as outras formas de precipitação, a neve se forma nas nuvens. Para que este fenômeno ocorra, a temperatura tem que estar abaixo ou próxima de zero para que a água, anteriormente em forma líquida seja congelada, formando os flocos de neve.
Mas, para chegar na forma de neve aqui na terra, não é tão simples. Depois dos movimentos verticais no interior da nuvem, os cristais de gelo mais vapor de água congelado se aglomeram, conforme vão se aglomerando o peso vai aumentando, e é hora de cair em direção ao solo. Porém, como onde foram formados os flocos estão em temperatura baixa, é evidente que a temperatura deve estar baixa em todo trajeto dos flocos, senão eles derretem, e o que veremos aqui, não passará de chuva ou simplesmente granizo.
Detalhe, se eu já vi granizo, e granizo é neve derretida, logo, eu vi neve! Heheh...
Vale ressaltar que a neve não é sempre no formato de flocos de neve, mas, pode ter vários formatos, apresentando formato hexagonal (parecendo uma estrela), granular, chuva congelada e granizo - também chamado de saraiva!
Enfim, os meteorologistas dizem que há aproximadamente 80 categorias de neves.
E, pasmem, a neve pode ainda ser úmida ou seca! Tem base?
E, pasmem, a neve pode ainda ser úmida ou seca! Tem base?
A neve úmida constitui grandes flocos e se forma quando a temperatura está quase zero. E a neve seca se forma à temperaturas inferiores à zero.
E daí? Tudo é neve, não é?
Sim, claro! Mas, a neve úmida é ótima para fazer bolas de neve, entretanto, é difícil de limpar, já a neve seca é poeirenta e fácil de limpar.
No Brasil, precipitação em forma de neve é raro, ocorrendo em planaltos serranos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Vale lembrar que já foram registrada em pontos isolados de outros Estados, como São Paulo, Minhas Gerais e Rio de Janeiro.
Nossa, e se nevasse aqui em Goiás? Ai que tudo!
Veja que lindo nas fotos (quem dera eu estar tirando tais fotos!):
Muito fofo!
Eeee, Brasil!
Me bateu uma inveja dos paranaenses, catarinenses e gaúchos!
Haha...
Quanta criatividade!
Linda mesmo!
Agora eu pergunto à Ti, caro leitor:
Se por acaso nevasse no seu Estado em?
O que você faria?
Descreva aqui suas peripécias!
Grande Abraço,
Francielle Pajola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.