sábado, 27 de dezembro de 2014

Os alunos de hoje em dia...

Conselho de Classe... 
Este é o dia que os alunos se sentem felizes por não terem que ir à escola e, se limitam a dizer: "Hoje é o dia que vocês vão falar mal da gente não é?"
Nenhum aluno se toca que passamos o dia todo lá na escola pensando unicamente neles. Não estamos lá para falar MAL deles, e sim para BUSCAR uma forma de fazê-los ir bem nas disciplinas, aprender o conteúdo e ser alguém na vida!
Porém, não querem ir bem nas disciplinas, querem simplesmente atingir a média para não serem reprovados. Não querem aprender os conteúdos, querem unicamente curtir a vida e os amigos. E, ser alguém na vida? ALGUÉM QUER?
O que é SER ALGUÉM NA VIDA? 
VOCÊ É ALGUÉM NA VIDA? 
(Já se perguntou isso, caro leitor?)
Creio que são perguntas complexas, quem ousaria responder?
Enfim, algumas pessoas não sabem o que é ser alguém na vida, não querem ser alguém na vida, pouco se importam com a vida propriamente dita.
Algumas pessoas, principalmente os jovens, esquecem que ser alguém na vida é importante, e esquecem ainda que os PAIS NÃO SÃO ETERNOS.
As vezes me pergunto onde está o erro. Não sei se são nos pais que não ensinam aos filhos que cada um deve plantar sua árvore para não precisar viver na sombra dos outros, ou se as pessoas estão nascendo com modificações genéticas que os induzem a serem alheios à realidade.
Ou será que a pressão seletiva, chamada governo, está selecionando esses indivíduos?
Ou será que o ensino está atuando como a Lei do Uso e Desuso de Lamarck? Será que os cérebros estão sendo induzidos a não utilização e estão atrofiando?
E, nós percebemos que em muitos casos os professores querem praticamente abrir a cabeça dos alunos e enfiar lá dentro a ideologia de que estudar é importante.
Eu sempre digo:
 "Se você gosta de construção, não precisa ser o servente, seja o engenheiro civil!"
"Se você gosta de animais, não precisa ser o peão, seja o veterinário!"
Enfim, são vários exemplos, a única coisa que não digo é:
"Seja professor" ou "Seja biólogo"
Não me pergunte por que, simplesmente não digo. 
Talvez para evitar a concorrência! (Não, acho que também não é por isso!)
Sinceramente, não sei porque não dou essas sugestões.
Por que acho que ninguém pensa nessas opções, mas eu sei que com meu trabalho, muitos alunos um dia podem despertar o interesse por uma dessas profissões.
Eu já fico feliz quando um aluno diz: Vou fazer curso tal, porque eu gosto de Biologia!
As vezes, nem é Biologia, mas esta área tão linda e ampla, deu aquele ponta pé especial em direção a um futuro próspero!
Mas, infelizmente, muitos alunos descobrem a importância de se ter uma profissão um pouco tarde!
Daí, levam os estudos no 1º ano de qualquer fora, no 2º ano dá uma melhorada básica e no 3º ano acham que já sabem tudo, ou pensam que devem aproveitar o último ano, ou ainda... bem, nem sei!
Só sei que depois precisam perder mais alguns anos fazendo cursinho, ou ficam por ai, sem futuro, um ninguém na vida!
Sabe aquela momento que se reencontra alguém que estudou com você, ai começam a relembrar cada colega e discutirem "que fim levou..."
Daí, vem aquela diversidade: 
Fulano casou, teve três filhos, mas já separou! (Oh!)
Sicrano queria fazer medicina, mas acabou fazendo outro curso, não anda satisfeito. (Se tivesse estudado e levado à sério os estudos quando era mais jovem...)
Beltrano? Ah! Está super bem, casou-se e tem um ótimo emprego, graças à faculdade que cursou! (Mas olha!)
Fulana? Depois de anos à toa, descobriu que é preciso ser alguém na vida e voltou a estudar, está fazendo cursinho, pretende fazer tal curso...
Enfim, depois estudar com afinco o Ensino Médio, fui para a Universidade (passei no primeiro e único vestibular que fiz), estudei pacas, fui bolsista, fiz estágio, fui em congressos e, antes mesmo de me formar, já estava lecionando... Me sinto alguém na vida: uma professora que quer o melhor para seus alunos, e que luta para fazê-los enxergar o quanto o estudo é importante na vida!
Porém, esses dias alguém comentou a fala de um aluno muito especial: "Meus colegas não querem nada da vida, tem todas as oportunidades para estudar e serem aprovados e não estão nem aí, mas tudo bem, a gente precisa de alguém para carpir lotes."




Acho que não preciso comentar mais nada sobre isso, não é?
Para finalizar:
"A caneta é mais leve do que a pá!"
Francielle Pajola

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.