Boa noite, caros leitores!
É com prazer que mais uma vez venho por meio do meu singelo blog vincular a Biologia com o nosso cotidiano! Queiram ou não, o assunto aqui é Biologia, é Ciência...
Aqui "nóis" dialoga essa língua!
O assunto que quero abordar hoje faz referências as grandes obras fictícias criadas pelas emissoras e produções em geral, enfim, os trabalhos veiculados pela mídia!
Para a galerinha que gosta de novelas, filmes, seriados e programas afins, vocês já devem ter percebido - se é que perceberam - que em muitas obras há evidência da Biologia.
Vamos falar das novelas em particular, só algumas, porque não tenha hábito de assistir, na maioria das vezes só leio os resumos...
Em "Morde e Assopra" vocês devem lembrar perfeitamente da Adriana Esteves que deu vida a Júlia, uma paleontóloga - Paleontologia - ramo ciência que estuda a vida no passado e o seu desenvolvimento no tempo geológico, em tese, estudam os fósseis e sua formação.
Em "Fina Estampa", vocês podem pegar como exemplo - dentre os vários que tiveram -, a história vivida por Danielle Fraser (personagem vivida por Renata Sorrah) uma médica que quis brincar de ser Deus, fazendo uma inseminação artificial utilizando óvulo da ex-namorada de seu falecido irmão, e os espermatozóides do mesmo, e que no decorrer da drama, teve um grande prejuízo para já que acabou perdendo seu direito de exercer a profissão, além de causar grandes problemáticas para Esther Wolkoff (papel de Júlia Lemmertz)
Em "Cordel Encantado", quem não lembra da personagem principal Açucena (vivida por Bianca Bin)?
Para quem não sabe (ou não lembra), Aurora era uma princesa nascida em Seráfia e quando ainda bebê veio para o Brasil em uma viagem com seus pais biológicos (interpretados por Alinne Moraes e Carmo Dalla Vecchia), mas, tentaram matá-la juntamente com sua mãe, que a deu para Virtuosa (Ana Cecília Costa) que lhe deu o nome de Açucena e a criou como se fosse sua filha biológica, sem nunca contar a verdadeira história... Mas, depois de muitas reviravoltas ela acabou descobrindo que era a princesa perdida do Reino de Seráfia.
Porém, o que quero destacar aqui é que Açucena é o nome de uma flor típica do Sertão, local onde a drama foi gravada.
Aliás, a personagem de Ana Cecília Costa até diz: "Vou lhe dar o nome de Açucena, a flor mais linda do Sertão".
Flor, e daí? Está lá na Biologia do 2º ano, quando estudamos o Reino Plantae, a galera da série já está craque no assunto.
Acho que na foto abaixo, podiam ter encenado com um buquê de Açucenas, não acham?
Bom, vamos falar das atuais...
Em "Flor do Caribe", quem não lembra do Duque (Jean Pierre Noher) pegando um fio de cabelo de Samuca (Vitor Figueiredo) para Cassiano (Henri Castelli) fazer um exame de DNA?
Sem contar que o nome da novela faz referência à uma flor!
Em "Sangue Bom", está no ar o grande dilema... oresultado do exame de DNA para descobrirem se o Fabinho (Humberto Carrão) é mesmo filho de Plínio (Herson Capri) e Irene (Deborah Evelyn).
Em "Amor à Vida" - não sei amor à vida de quem... - tem a questão do Lúpus da Paulinha (Klara Castanho); o câncer da Nicole (Marina Ruy Barbosa); o autismo da Linda (Bruna Linmeyer); a amnésia do Atílio (Luis Melo); a morte de Luana (Gabriela Duarte), enfim, são vários eventos, todos ligados à Biologia.
Afinal, a drama se dá em um hospital, não é?
Mas, eu estou aqui falando esse tempo todo, porque no clica aqui e clica ali, me deparei com uma imagem da próxima novela não sei de que horário... Dêem uma olhadinha:
Com relação à essa foto, eu tenho algumas coisas à dizer e uma consideração a fazer...
Primeiro, para quem não sabe, nesta nova novela, que será estreada em setembro - se não me engano -, o Bruno Gagliasso interpretará Franz, e Bianca Bin será o grande amor de sua vida: Amélia. Reparem que além de lindos, os dois apresentam olhos claros, característica comum ao casal.
Segundo, a Mel Maia, que também aparece na foto, não está ali à toa. Ela interpretará a filha do casal.
Até ai tudo bem, achei lindo a escolha, são pessoas muito qualificadas, admiro o trabalho dos três.
Mas, biologicamente falando, não dá!!!
Vejam minha consideração e digam: Eu estou certa não estou?
Franz tem olho azul - alelos recessivos aa
Amélia tem olho azul - alelos recessivos aa
Logo, quando fazemos o cruzamento dos indivíduos aa x aa, de cara sabemos que a probabilidade é que todos os filhos (100%) nasçam com os olhos claros (aa).
Procurem a galerinha do terceiro ano que eles explicam esse cruzamento lindamente...
Então, me digam: Como colocam a Mel sem lente para interpretar a filha de um casal de olhos azuis?
Sério mesmo,
Biologicamente não vira não...
Se alguém lembrar mais algum exemplo da Biologia...
...na ficção destaque ai para nós!
Francielle Pajola