segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Olhos de cores diferentes?

Boa noite, caros leitores.
Dias atrás, enquanto ministrava uma aula de genética alunos me perguntaram porque alguns animais e até mesmo pessoas apresentam olhos de cores diferentes. Logo, resolvi publicar uma explanação sobre tal assunto, especificamente em humanos.
Boa Leitura!



Pois bem, essa característica ocular que desperta a curiosidade de muitas pessoas, se trata de um traço hereditário não muito comum denominado heterocromia. Com exceção da estética, esse traço não é maligno e não gera complicação alguma para quem o apresenta.
Essa alteração é definida  pelo gene EYCL3 (localizado no cromossomo 15), que pode codificar a cor marrom ou azul da íris dos olhos da pessoa e pelo gene EYCL1 (localizado no cromossomo 19), que por sua vez codifica as cores verde ou azul.
Vale ressaltar que a cor marrom é codificada pela alta quantidade de melanina e a cor azul pela baixa quantidade desse pigmento, já as cores verde ou azul expressas pelo gene EYCL1 são codificadas a partir de pigmentos de gordura.
A cor da íris se desenvolve logo após o nascimento, regulada pela quantidade de melanina codificada pelos genes acima descrito, logo pode-se deduzir que quanto menos melanina, mais claros os olhos.
Se for constatada uma concentração e distribuição não uniforme da melanina, a criança apresentará a heterocromia, neste caso esta alteração é considerada um caráter genético. 
Porém, está alteração pode ser resultante de despigmentação ocular, associada à Síndrome de Waardenburg - prometo publicar algo sobre essa Síndrome para vocês! 
Mas, comumente a heterocromia pode se apresentar devido à derrames, inflamações e lesões oculares, ou até mesmo por alguma doença que acarrete a perda de melanina.

Observe as imagens abaixo mostrando os diferentes tipos de heterocromia:

Central 

Sectorial

Completa



Para pessoas com heterocromia ainda não há tratamento, a única alternativa é utilizar lentes de contato coloridas que iguale a pigmentação dos olhos.

Espero que tenham gostado!


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. gostei ;) .. Thatyelle

    ResponderExcluir
  2. Patrícia Coelho Melocro13 de fevereiro de 2014 às 13:42

    muito interessante

    ResponderExcluir
  3. A Heterocromia vem da Síndrome de Waardenburg???? Ou a pessoa pode ter Heterocromia (sem a símbrome ou qualquer doença e lesão ocular). Ela pode apenas ter Heterocromia???

    ResponderExcluir
  4. Bem explicado, mas ainda tenho duvidas sobre o que acontece quando os olhos mudam de cor ao longo do dia (de dia uma cor e de noite outra) e esse gene não é letal não ne?! Igual as que você explicava na ultima aula?!
    -Letícia Caetano

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante sua postagem :) , só que tenho uma dúvida , quando eu nasci tinhas os olhos cinzas , e fiquei com a cor até os três meses , tem alguma coisa haver ?
    Joyce Cristina

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho também, mas o meu é um olho com duas cores divididos ao meio =)

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.