sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Afinal, o que são microvilosidades?

Boa noite pessoal,

Dias sem postar nada, mas, é a correria, final de bimestre, fechamento de notas, correção de provas e ainda tivemos a 1ª Mostra Científica e Cultural do Colégio Estadual "Major Emídio" que foi um evento muito bacana, porém, me causou um desgaste muito grande, mas, enfim, valeu a pena. Estou selecionando as fotos e logo postarei aqui para vocês verem.
Hoje, quero comentar sobre uma questão que coloquei nas provas dos 1º Anos. A questão era simples e direta: "Explique o que são microvilosidades, onde são encontradas e qual sua função."
Considerando que preparei uma aula excelente sobre membrana plasmática, com imagens e mais imagens, todos deveriam acertar essa questão, né?
Afinal, uma matéria difícil exigia uma dinâmica diferenciada para que os alunos pudessem compreender o assunto. Eu fiz minha parte, mas, agora espero que os alunos perguntem a si mesmos: Fiz minha parte?
Então, quando fui corrigir as provas, me deparei com respostas muito interessantes, tais como:
"São microorganismos encontrados no ecossistema e tem função de aduba o solo", ou ainda "são encontrados no sangue e liberam enzimas", e ainda, "é um aparelho capaz de controlar velocidade e tempo de uma pessoa que faz determinados exercícios..." e, "são nervos que são encontrados nos músculos das penas e dos braços..." ou, ainda, "são microorganismos que combatem bactérias em nossos corpos.", ou "tem a função de eliminar secreções", enfim... chega, né?
Acho que nunca vi um índice de erro assim, mas, eu não quero que fiquem na ignorância. 
Microvilosidades, é isso ai...

Houve uma resposta bem correta: "São projeções em forma de dedo de luva, que determinam grande aumento de superfície livre das células. São encontradas em tecidos de absorção..." Mesmo incompleta, dei nota integral para essa resposta.
Para que não fiquem na ignorância, saibam que as microvilosidades, como expliquei na sala de aula, são projeções, extensões da membrana plasmática, encontrada em células de absorção, como as células intestinais que auxiliam na absorção de nutrientes.


Espero que agora vocês tenham compreendido,
Acho que vou colocar essa questão na próxima prova...
E, espero que agora vocês percebam o quanto a participação nas aulas explicativas valem à pena!
Um abraço,
Francielle Pajola

Comente com o Facebook:

4 comentários:

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.