terça-feira, 26 de novembro de 2013

Gêmeos

Boa tarde pessoal,

Então, atendendo ao pedido da galerinha do 1º "B", estou realizando essa postagem para falar sobre os gêmeos.

Na maioria dos casos de gêmeos envolve a gestão de dois indivíduos. Mas, muito raramente, pode ocorrer uma gestação com nascimento de três ou mais gêmeos. Nesse último caso, a ocorrência se deve à tratamentos hormonais para engravidar.
Cerca de 75% dos casos de gêmeos são resultados da liberação de mais de um ovócito do ovário da mãe, e cada um deles é fecundado por um espermatozoide. Logo podem ser chamados de gêmeos dizigóticos ou gêmeos fraternos.
Nestes casos, temos gêmeos com patrimônio genético diferentes, afinal cada um é originário de um ovócito e um espermatozoide diferentes. 
Como eu disse em sala, é o mesmo que ter nascido de gestações distintas, logo, eles não são idênticos.

Os outros 25% dos casos são gêmeos monozigóticos (proveniente de um único zigoto) ou gêmeos idênticos (ou univitelinos). Esses gêmeos têm o mesmo patrimônio genético, e são sempre do mesmo sexo.
Um verdadeiro "copiar" e "colar", geneticamente falando...

Nesses casos, além de serem do mesmo sexo, tem fenótipo e genótipo extremamente parecidos!
Ah! E só para não esquecerem, gêmeos dizigóticos desenvolvem-se em placentas diferentes e gêmeos monozigóticos compartilham a mesma placenta!
Está ai a imagem que vocês queriam, se não conseguirem entender, me escrevam!

Abraços,
Bons Estudos!
Francielle Pajola


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.