quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Hantavirose: quando brincar na enxurrada deixa de ser legal!

Boa tarde pessoal,

Confesse, você também já brincou na enxurrada!
Até eu já brinquei! Lembro-me perfeitamente das inúmeras vezes que eu e meus irmãos vínhamos do colégio debaixo daquela chuva terrível e, enfim, sempre aproveitávamos para brincar na enxurrada, era uma sensação tão gostosa - tudo bem que mamãe não achava bom nem um pouco, porém não se muda o passado, só o futuro!


Logo, essa postagem tem o intuito de ressaltar uma problemática que ocorre em decorrência dessa brincadeira, que à primeira vista, parece muito legal!
Já tivemos em nossa cidade, casos dessa problemática, que infelizmente é fatal! Hoje mesmo foi anunciado a morte de uma pessoa, que se eu não me engano, morreu em decorrência desse mal: a hantavirose!
Então, vamos falar dela né?
O agente etiológico dessa doença é um vírus RNA do gênero Hantavírus, família Bunyaviridae - Olhem eu colocando o conteúdo do 2º ano sobre taxonomia de vírus em prática! 
Aparentemente, o reservatório de tais vírus constituem em roedores silvestres de diversas espécies, é como se cada genótipo tivesse tropismo por uma espécie de roedor distinta.



Estes, como já falei anteriormente, servem como reservatório, logo, um "ratinho" não vai morrer de hantavirose, pois os vírus vão infectá-lo e vão ficar "morando" lá, em seus pulmões, rins, enfim, no seu organismo.
Mas, é claro que como a multiplicação dos vírus é constante, é necessário que os novos vírus encontrem outro hospedeiro, afinal, o organismo de um ser tão pequeno não é igual coração de mãe - sempre cabe mais um!
E, para que ocorra a disseminação dos vírus é preciso que eles saiam do corpo dos roedores, obviamente, ele pode sair de várias formas, dentre as quais podemos citar as fezes, a urina e a saliva como resíduos interessantes para a dispersão dos vírus em diversos ambientes.
Então, mas você deve estar se perguntando, como tudo isso se relaciona com os ratos, que como todos sabemos, a maioria está em ambientes rurais. Pois bem, vamos por partes. Os vírus estão no organismo do roedor, querendo sair e, como as excretas vão sair também, não há outro transporte melhor.
É óbvio que roedores vão defecar em qualquer lugar que estejam na hora da "vontade" e, as excretas vão ficar ali de bobeira até você ir lá pisar em cima e pegar a doença, correto?
Não... e sim! Não, porque você não vai pisar em "cocô" de rato por livre e espontânea vontade, e sim porque você pode acidentalmente entrar em contato com o "xixi" do rato. 
Mas, mesmo que você não ande descalço por ai, você ainda está susceptível, uma vez que, quando vier a chuva, os vírus que estavam no "cocô" ou no "xixi", vão resolver fazer como você: brincar na enxurrada.
E, é nessa brincadeira que vocês vão se encontrar e... bem, o vírus vai ficar feliz, afinal vão poder se reproduzir, mas, dentro de você o estrago é bem grande!
Mas, quero ressaltar que esta não é a forma única para contrair os vírus, pois o simples fato de inalar aerossóis formados por excretas de roedores pode ser uma fonte de infecção, sem contar os alimentos e água contaminados.
Infelizmente, os sintomas não são nada agradáveis, aliás, pode ocorrer desde Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHSR) até Síndrome Pulmonar por Hantavírus (SPH) e, essas duas síndromes envolvem febre, mialgias, náuseas, cefaleia, tosse, dispneia, taquipneia, taquicardia, hipotensão, acidose metabólica, edema pulmonar, hemorragia conjuntival, rubor facial, sem contar as hemorragias severas.
E, o fim de tudo isso, em grande parte dos casos é a MORTE!
Me desculpe falar assim, sei que as vezes, eu assusto com minhas palavras, mas estou sendo realista.

Bom, por hora é isso!
Espero que tenha ficado claro a explicação,
E, se alguém quiser fazer algum comentário,
Descrever alguma experiência,
Enfim, fiquem a vontade...
O importante é aprender!
Boa tarde à todos!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.