sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Tricotilomania: arrancando os cabelos!

Boa noite pessoal,

Estou meio devagar para escrever, tanto é que este ano postei poucas matérias. Mas, hoje, aproveitando minha folga, resolvi iniciar, juntamente com minha queridíssima cunhada, um curso de Shiatsu!
E, enquanto nós estávamos fazendo o curso, nos deparamos com uma matéria bem interessante que fala da "Tricotilomania".
Para ser sincera, eu já tinha ouvido falar de pessoas com essa doença, mas nunca tinha lido nada à respeito. Por este motivo, resolvi compartilhar com vocês este assunto.
Pois bem, a tricotilomania é uma doença, na qual as pessoas tem um transtorno de impulso não especificado que pode gerar uma espécie de alopecia circunscrita.
Observe a foto:


Não! O cabeleireiro não tem culpa de nada! Esse é apenas um tipo de Alopecia
Veja só...
Ela também tem...


Então, Alopecia é uma doença caracterizada pela perda irregular do cabelo. Simples assim!
Porém, esta perda pode ser ocasionada por diversos fatores, deste a presença dos genes para calvície, até eventos de tricotilomania.
Explicando tricotilomania...
É um distúrbio no qual as pessoas arrancam fios de cabelo, pode ocorrer com mais frequência em crianças, que em alguns casos arrancam seus cabelos, de quem esteja dando bobeira, até mesmo de animais de estimação.
Algumas pessoas arrancam os fios brancos, outros arrancam os fios grossos, pode ainda ter aqueles que arrancam os fios menores, enquanto outros ainda arrancam os fios longos. Enfim, resumindo, todos arrancam algum tipo de fio de cabelo, não importa a textura, o tamanho ou a cor...


Infelizmente, não há tratamento para esse distúrbio, a não ser controlar o impulso de arrancar os fios. Porém, em decorrência do nervosismo, ansiedade, tensão, enfim, as pessoas com esse distúrbio acabam passando por constrangimento e problemáticas advindas como consequências desse mal.
Dentre estas consequências podemos destacar, vergonha - alguns até escondem da família e amigos -, outros tem que usar perucas ou apliques, sem contar que ainda tem a inconveniência de ter que ficar sentindo dores no pescoço, nos braços, comprometendo também sua auto-estima, bem como sua carreira.
E, pior ainda, embora raro, pode haver formação de "bolos" de cabelo no estômago e intestino em decorrência da ingestão dos fiozinhos, que é muito perigoso, obviamente.
Bom, o que eu aprendi sobre o assunto, estou compartilhando com vocês, se souberem de mais alguma coisa, fiquem á vontade para compartilhar comigo e com os leitores do blog.

Um grande abraço,
Francielle Pajola








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá Francielle
    Ultimamente eu li sobre essa doença em crianças...Uma coisa que eu achei bastante interessante é que as crianças muitas vezes desenvolvem essa doença para chamar á atenção dos pais,pelo fato de sentir falta de carinho e pela falta de tempo que os pais passam com elas...Obrigada,beijos!

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.