Já faz algum tempo...
Quando propus que meus alunos desenvolvessem um trabalho no qual tinham que cultivar sementes de feijão, muitos me perguntaram:
"Para que essa bobeira?"
Bom, a gente diz mil e uma coisas para convencê-los de que essa prática é importante.
Mas, posso ser sincera?
Eu sempre quis cultivar um feijão no algodão e depois vê-lo crescer e entender o que estava acontecendo em cada fase da germinação desses vegetais tão interessantes, e sobretudo compreender em termos práticos a importância da água, do sol e do solo para o desenvolvimento eficaz dos mesmos...
...nunca me deram essa oportunidade.
Tudo bem, você pode me dizer que eu poderia ter feito por conta própria, entretanto, na minha tenra idade, eu não tive o incentivo para tal iniciativa.
Muitas vezes, quando proponho um trabalho, percebo que muitos alunos fazem aquela cara de "essa professora é maluca!"
Porém sei que sempre tem aqueles que vão aprender algo, que vão atingir o objetivo do projeto e vão levar para suas vidas uma simples experiência de grande significado.
Não contamos com muitos recursos na escola, mas eu tenho certeza que para muitos é melhor tirar conclusões sobre a germinação de uma semente de feijão do que ficar copiando textos longos e puramente teóricos, dos quais não vão se lembrar de mais nenhuma vírgula no instante seguinte.
Postei aqui três fotos referentes à essa prática...
Esse é o pé de feijão da Tatiele Lemos
Aqui a Tatiele e seu feijão!
O Rafael Nolasco cultivou mais de uma semente!
Tenho guardados os melhores relatórios referentes ao cultivo das sementes de feijão. Infelizmente, muitos alunos acharam que eu pediria para fazerem o relatório em casa e eles poderiam copiar tudo da internet, mas o relatório foi produzido em sala e quem não cultivou a humilde semente, não tinha conhecimento para fazer um relatório.
Com certeza, para muitos valeu a pena!
Para outros, foi um arrependimento não ter feito!
E muitos, perderam uma oportunidade de conhecimento!
Levar conhecimento, esse é meu intuito sempre!
Francielle Pajola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.