quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Em divisão celular

A divisão celular esteve, está e sempre estará em você!

Certo dia, espermatogônias passaram por meiose e originaram espermatozoides.
Em outro lugar distante, ovogônias passaram pelo mesmo processo e originaram ovócitos II.
Embora tenham se originado em lugares distantes, um dia espermatozoide encontrou ovócito II. O ovócito II apaixonado, logo mudou de vida e, se tornou um óvulo. 
Mas, esta fase de óvulo logo acabou e, juntos óvulo e espermatozoide resolveram gerar um zigoto.
Você foi um zigoto.
Quando zigoto, você passou por mitose e, se transformou em duas células, depois em quatro, depois em oito, dezesseis, trinta e duas...
Virou mórula, mas não se contentou e continuou se apoiando na mitose, dividindo constantemente, originou blástula, e gástrula e assim foi...
Depois de incontáveis mitoses e algumas meioses, você nasceu. E até hoje mitose e meiose te acompanham...
Mitose renova seus tecidos. Graças à mitose, suas hemácias que falecem à cada 120 dias são substituídas por novas hemácias. 
Meiose garante que você passe seus genes adiante, permitindo a perpetuação de nossa espécie.
Graças à meiose, você poderá ter filhos...

Para entender essas mágicas divisões que ocorrem em nossos organismos, preparamos uma aula para os alunos de 1º Ano, no qual eles tiveram que montar modelos de biscuit, exemplificando cada fase dos processos de divisão.
Veja as fotos abaixo:






















Alguns dos modelos...






Parabéns aos alunos pelos trabalhos realizados!
Agradecimentos à professora Érika Ariani pela colaboração com esta atividade!
Em breve posto os outros modelos!
Francielle Pajola

Fumar mata!

Gostaria de compartilhar uma matéria trabalhada com meus alunos do 2º Ano "A", referente aos prejuízos que o cigarro traz às nossas saúdes.
Em sala, foi discutido o texto abaixo (me desculpem, mas eu encontrei esse texto no meu computador e, não me lembro a fonte)

Fumar ou não, eis a questão!

A seguir são apresentadas algumas informações a respeito das consequências do ato de fumar. Leia e pense a respeito:
·                  A vida de uma pessoa que fuma quinze cigarros por dia é reduzida, em média, cinco anos.
·                  Uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia tem probabilidade vinte vezes maior de desenvolver câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma.
·                  Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma.
·                  Uma pessoa que fuma tem vinte vezes mais chances de desenvolver bronquite crônica (os brônquios secretam excesso de muco e os cílios responsáveis pela eliminação desse muco passam a funcionar mal; o muco fica assim acumulado nos brônquios e bronquíolos, que inflamam, e a pessoa passa a tossir muito e a ter dificuldade em respirar) e enfisema pulmonar (rompimento dos alvéolos, com redução da área para as trocas gasosas) do que uma pessoa que não fuma.
·                  O fumante tem sete vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago do que os não fumantes.
·                  Na circulação sanguínea do fumante existem 5% menos oxigênio do que na circulação do não fumante.
·                  Fumar na gravidez representa perigo para o feto: há o dobro de risco de aborto, de nascimentos prematuros e de morte de fetos; quando isso não ocorre, o bebê de uma gestante fumante terá menor peso no nascimento.
·                  Os fumantes obrigam os não fumantes a fumar, pois os não fumantes confinados em ambientes fechados, como carros, escritórios, salas de esperas, bares, restaurantes e outros recintos, são afetados pela fumaça do cigarro dos fumantes, respirando passivamente essa fumaça, os não fumantes podem, ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas circulatórios e respiratórios que os fumantes. Filhos de pais fumantes, por exemplo, têm o dobro de chance de contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano de vida.

Se você não fuma, parabéns! Procure estimular as pessoas ao seu redor a seguir seu bom exemplo. Se você fuma, este é um bom momento para questionar seus hábitos.


Os alunos foram instruídos a fazer uma charge conscientizando a população sobre o assunto e cartazes chamativos para atrair o público escolar e, indo além, um grupo compôs uma música de conscientização, a qual intitularam "Ou mata o cigarro ou você morre".
Publico abaixo a letra da música, que eu mesma passei no quadro para que os demais colegas pudessem ajudar na cantoria:


Assista o vídeo dos alunos cantando, clicando aqui

Abaixo, estou compartilhando algumas das fotos que tirei dos alunos no decorrer das apresentações. Como não tenho câmera fotográfica, tirei as fotos com celular e, câmera de celular não garante fotos boas. Logo, postei as mais nítidas:




Parabéns a todos os alunos do 2º Ano "A"...
Pelo empenho, pela responsabilidade em produzir tudo que é proposto...
E principalmente por sempre surpreenderem, indo além...
Francielle Pajola

Vegetais também tem tecidos!

Pobres vegetais...

Às vezes fico indignada com a falta de conhecimento e compreensão do ser humano com relação aos vegetais. Não duvide, mas ao chegar em uma sala de aula e pedir para que cada aluno diga o nome de um ser vivo, pode apostar, no máximo dois alunos vão lembrar que as plantas o são.
Fico muito triste com isso, pois as plantas constituem a base das cadeias alimentares, fornecendo-nos oxigênio, nutrientes, sombra e muito mais!
Graças às plantas, o excesso de dióxido de carbono é retirado da atmosfera reduzindo a intensificação do efeito estufa. Graças às plantas, as nascentes mantem-se vivas. Graças às plantas, o microclima de determinado local é mantido.
Entretanto, os vegetais parecem tão chatos de ser estudados, no ponto de vistas de grande parte dos alunos.
Por este motivo, ao estudar os tecidos vegetais, optou-se por realizar modelos representativos de cada um dos tecidos estudados.
Assim, os alunos dos 2º Anos "A" e "B" se comprometeram a realizá-los. Na turma do 2º Ano "B" os alunos tiveram o auxílio da professora Erika Ariani Piveta na montagem dos modelos.

Modelos Criados pelos Alunos do 2º "A"











Modelos Criados pelos Alunos do 2º "B"





Foi um trabalho muito produtivo!
Espero que os alunos tenham se divertido na montagem dos mesmos!
E, que tenham compreendido a importância dos vegetais, bem como sua similaridade com os demais seres vivos!
Francielle Pajola

Bem me quer, mal me quer

Quem nunca brincou de "bem me quer, mal me quer?"...

Não sei se você já percebeu, mas algumas flores, quando você começa no "bem me quer" sempre vai terminar no "mal me quer"... pode arrancar todas as flores da árvore, sempre chegará ao mesmo resultado.
Mas, em outras flores, você começa no "bem me quer" e sempre vai terminar no "bem me quer"...

Já se perguntou por que isso acontece?

Simples, as flores tem um padrão de pétalas e sépalas. Então, você pode arrancar (não faça isso) as flores de árvores da mesma espécie e sempre chegará ao mesmo resultado. Aliás, o número de pétalas e sépalas servem até para identificação e agrupamento de espécies vegetais.
Entretanto, as flores não tem só pétalas, elas tem as sépalas (que talvez você não saiba o que é) e diversas outras estruturas que são importantíssimas para a reprodução dos vegetais.
Afinal, as flores são praticamente os órgãos genitais das plantas (ooo...).

Os alunos do 2º Ano "A" (Turma de 2014), foram incumbidos à colherem flores e despedaçá-las a fim de realizar um estudo das partes constituintes das mesmas. Estas aulas foram realizadas no período de 04 de junho à 11 de junho de 2014.

Veja o resultado:

 Alunos despedaçando as flores...









... Alunos apresentando as estruturas das flores em cartolinas















...

Este foi um ótimo e simples trabalho!
Os resultados foram expressivos...
Francielle Pajola