quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Fumar mata!

Gostaria de compartilhar uma matéria trabalhada com meus alunos do 2º Ano "A", referente aos prejuízos que o cigarro traz às nossas saúdes.
Em sala, foi discutido o texto abaixo (me desculpem, mas eu encontrei esse texto no meu computador e, não me lembro a fonte)

Fumar ou não, eis a questão!

A seguir são apresentadas algumas informações a respeito das consequências do ato de fumar. Leia e pense a respeito:
·                  A vida de uma pessoa que fuma quinze cigarros por dia é reduzida, em média, cinco anos.
·                  Uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia tem probabilidade vinte vezes maior de desenvolver câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma.
·                  Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma.
·                  Uma pessoa que fuma tem vinte vezes mais chances de desenvolver bronquite crônica (os brônquios secretam excesso de muco e os cílios responsáveis pela eliminação desse muco passam a funcionar mal; o muco fica assim acumulado nos brônquios e bronquíolos, que inflamam, e a pessoa passa a tossir muito e a ter dificuldade em respirar) e enfisema pulmonar (rompimento dos alvéolos, com redução da área para as trocas gasosas) do que uma pessoa que não fuma.
·                  O fumante tem sete vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago do que os não fumantes.
·                  Na circulação sanguínea do fumante existem 5% menos oxigênio do que na circulação do não fumante.
·                  Fumar na gravidez representa perigo para o feto: há o dobro de risco de aborto, de nascimentos prematuros e de morte de fetos; quando isso não ocorre, o bebê de uma gestante fumante terá menor peso no nascimento.
·                  Os fumantes obrigam os não fumantes a fumar, pois os não fumantes confinados em ambientes fechados, como carros, escritórios, salas de esperas, bares, restaurantes e outros recintos, são afetados pela fumaça do cigarro dos fumantes, respirando passivamente essa fumaça, os não fumantes podem, ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas circulatórios e respiratórios que os fumantes. Filhos de pais fumantes, por exemplo, têm o dobro de chance de contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano de vida.

Se você não fuma, parabéns! Procure estimular as pessoas ao seu redor a seguir seu bom exemplo. Se você fuma, este é um bom momento para questionar seus hábitos.


Os alunos foram instruídos a fazer uma charge conscientizando a população sobre o assunto e cartazes chamativos para atrair o público escolar e, indo além, um grupo compôs uma música de conscientização, a qual intitularam "Ou mata o cigarro ou você morre".
Publico abaixo a letra da música, que eu mesma passei no quadro para que os demais colegas pudessem ajudar na cantoria:


Assista o vídeo dos alunos cantando, clicando aqui

Abaixo, estou compartilhando algumas das fotos que tirei dos alunos no decorrer das apresentações. Como não tenho câmera fotográfica, tirei as fotos com celular e, câmera de celular não garante fotos boas. Logo, postei as mais nítidas:




Parabéns a todos os alunos do 2º Ano "A"...
Pelo empenho, pela responsabilidade em produzir tudo que é proposto...
E principalmente por sempre surpreenderem, indo além...
Francielle Pajola

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.