segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Joseph Mengele e Ativistas brasileiros, onde entra a Ética?

Boa tarde,
É com muita indignação que venho escrever esta postagem.
Estou trabalhando com meus alunos do 2º ano, um documentário sobre Joseph Mengele. Para quem não conhece esta figura, basta ter acesso à sua história AQUI
Mas, na época de Mengele a ciência estava evoluindo e, muitas coisas ainda precisavam ser descobertas. E, este médico, embora tivesse sede de adquirir conhecimento, não tinha escrúpulos ao realizar suas pesquisas, fazendo experimentos diversos em seres humanos. Sim, seres humanos... Principalmente aqueles que iam para os campos de concentração, na época da Segunda Guerra Mundial.
Agora, imagine você em um campo de concentração, desnutrido, desidratado, e de repente chega o elegante Dr. Mengele ...

... com uma seringa cheia de um líquido que sabe Deus o que era, e injeta em você, sem nem perguntar se você quer ou não contribuir com sua pesquisa.
De repente, além de estar "pra lá de Bagdá" você ainda começa a sentir coisas estranhas, dores terríveis, fica parecendo um monstro mas, não se preocupe Dr. Mengele  está lá do seu lado...

... só esperando para ver se você vai ou não morrer! Um verdade anjo... da "Morte".
Então, esta era a realidade na época da Segunda Guerra Mundial, especificamente nos campos de concentração. Para estudar a diferença entre os olhos de gêmeos, Mengele retirou os olhos de quatorze crianças, para tal, veja pelo testemunho de Posner como ele procedeu:
"... na sala de trabalho perto da sala de dissecação, 14 gêmeos ciganos estavam esperando e chorando. Dr. Mengele não nos dirigiu uma única palavra e preparou uma seringa de 10 centímetros cúbicos e outra de 15. De uma caixa, Mengele pegou Evipal e, de outra, clorofórmio, que estava em recipientes de 20 centímetros cúbicos, colocando tudo na mesa de operação. Depois disso, o primeiro gêmeo foi trazido... uma garota de quatorze anos. Dr. Mengele ordenou que se despisse a criança e colocasse a cabeça dela na mesa de dissecação. Então injetou Evipal intravenoso no braço direito da garota. Depois que ela adormeceu, ele sentiu o ventrículo esquerdo do coração e injetou dez centímetros cúbicos de clorofórmio. Depois de uma pequena convulsão, a criança estava morta... dessa maneira todos os 14 adolescentes foram mortos."
Já ouvi histórias horríveis, que os dentistas davam doces grudentos para as crianças, doces tão colantes que nada os tiravam dos dentes, só para observar se era o açúcar que continha os nutrientes para a proliferação de bactérias que causavam cáries. E, como sempre, sem perguntar se estas crianças queriam ou não ser cobaias. E, tais crianças tinham que conviver com dores de dentes insuportáveis, além de ter que passar o resto da vida sem dentes, é claro! Sem contar aqueles experimentos que os cobaias eram obrigados a beber somente água do mar ou respirar ar poluído por longos períodos...
Hoje, grande parte da população é leiga, desconhecem as histórias que antecederam a ciência atual, desconhecem as leis do país e as regras impostas após tantos anos de crueldade com a espécie humana.
E, de repente, eu me deparo com um revolta de ativistas que lutam pela vida de Beagles alegando que estes organismos recebem maus-tratos e, que é um horror testar medicamentos nesses seres!?!



Ouvi até uma senhora dizendo para fazer testes em seres humanos.
E, sabe que pensando ecologicamente, seria legal testar medicamentos em humanos e, seria melhor ainda se os medicamentos não dessem certo e matasse todos os cobaias, e deveria ser muitos cobaias, pelo menos assim diminuiria a população humana que está fora dos limites da Teoria de Thomaz Malthus.
Agora, eu só posso mostrar minha indignação com estas pessoas que, pegaram animais que nunca tiveram contato o ambiente hiper poluído, que não tem sistema imunológico eficiente, que tinham alimentos balanceados e bem selecionados, e levaram para suas casas, e beijam os bichinhos, e dão restos de comida, e levam para passear em locais poluídos... Agora,  só resta aos pequenos cãezinhos que costumam morrer por eutanásia, morrer sentindo todas as dores possíveis.
Sem contar os "escrupulosos escrupulentos", que abandonam os cãezinhos na rua!
Enfim, acorda Brasil!
Tanta coisa para se preocupar, e veem implicar com animais que estão sendo tratados de acordo com a lei?
Estes animais nunca saem de um laboratório, foram criados para a experimentação, nasceram predestinados, são específicos, não são como estes cães que vemos nas ruas não! Aliás, cães de rua não são utilizados para teste de medicamentos.
Nunca ouviram falar em Ética não?
Pesquisem sobre os Comitês de Éticas, e saberás do que falo!
Lembro-me como se fosse hoje, da tensão que ficávamos com a resposta do Comitê... Tive colegas que tiveram seus projetos cancelados porque não estavam de acordo com as leis éticas estabelecidas pelos Comitês!
Existem fiscais, existem leis, existem auditorias...
Preocupem com suas vidas mesquinhas, e deixem a ciência evoluir!
 
Ou, se achar melhor...
Ache um Mengele,
E, seja um cobaia!
Pronto falei!
Essa é minha opinião,
Ninguém precisa pensar como eu!
Entre nessa dança,
Deixe seu comentário,
E, se posicione diante desta questão!
Abraços,
Francielle Pajola
 
 
 

Comente com o Facebook:

41 comentários:

  1. Abordagem sobre o tema muito inteligente e apoio e compartilho da mesmo opinião! Parabéns
    Prof. Raphael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rapha!
      Então, eu fiquei passada com isso!
      É duro ser leigo né?
      Obrigada,
      Abraços,

      Excluir
    2. Rapha, acabo de ler uma material que ressalta um comentário de Phillip Low - aquele cientista que criou o iBrain - dizendo que acha que o Brasil deveria rediscutir as leis referentes ao uso de animais para pesquisa e alimento.
      Dai, logo eu pensei! Tanta gente defendendo animais usados em pesquisa mas, pergunta se alguém quer deixar de ingerir carne? Brasileiro vegetariano? Never...

      Excluir
  2. Sim, ontem mesmo estava lendo algo sobre isso no face. Defendem os animaizinhos bonitinhos e se esquecem que uma "vaquinha" tem que morrer para garantir seu churrasco de domingo, disso não abrem mão. Raphael

    ResponderExcluir
  3. Todo ser vivo deve ficar seguro de qualquer maldade por uma entidade privilegiada. Vou colocar com outras palavras. Imagine você se um dia chegam seres de outro planeta querendo nos estudar e utilizar a todos para ganhar beneficios sejam quais forem em cima de nossas produções. Dentro deste episódio aparentemente utopico para muitos use a imaginação. Crianças sendo presas em pequenos compartilhamentos, mulheres de sua família sendo totalmente despidas e usadas. Muitas vezes não precisamos nem utilizar da imaginação pois fatos deste nível egoísta e brutal já ocorreram no planeta Terra envolvendo humanos com humanos. Basta-nos pesquisarmos pela história da humanidade. Ciêntistas de guerras, Japoneses que utilizaram chineses em experiências no campo 731 entre tantos que para se certificar basta correr atrás das informações e não utilizar argumentos sem fundamentos. Dei muitas voltas no texto, porém a conclusão que desejo é dizer a você que ninguém gostaria de ser manipulado. Será que é tão difícil de se colocar no lugar do outro? Se você aceita testes em animais. Em uma futura guerra você não está livre de ser usado em uma experiência, principalmente se sua nação for a mais fraca em um episódio de guerra. E não preciso nem utilizar nem um argumento para destacar que o Brasil não é forte com guerras. existem tantos criminosos altamente perigosos, assassinos cruéis de crimes berrantes com requintes de crueldades..: por que não testar nesses monstros, já que são puro lixos da humanidade?
    Jonã Silva 2ºb

    ResponderExcluir
  4. Olá Fracielle
    Depois de ver a triste realidade vivida por todos os cobaias que foram vitimas de vários experimentos científicos realizados pelo Doutor Joseph Mengele,concordo com você em realizar experimentos científicos em animais que já nasceram pré destinados,que não tiveram nenhum tipo de contato com o meio natural pois foram criados em laboratórios somente para serem cobaias.Afinal com o surgimento de várias doenças devem ser feitos experimentos científicos em algum ser para se obter respostas,pois a partir desses testes estarão sendo descobertas novas curas e estará salvando vidas.
    Abraço!
    Pedro Henrique de Campos Lico 2º ano “A”

    ResponderExcluir
  5. Olá Francielle
    Então antes de sua aulas,explicações e vídeos eu era totalmente contra a utilização de qualquer ser em laboratórios para servir de cobaias .Portanto eu pude tomar conhecimento que para ciência evoluir antigamente precisaram utilizar seres humanos como cobias que não foram criados e nem destinados a isso.
    Surgiu agora uma revolta entre pessoas que fizeram um “protesto” contra a utilização de cães que serviam de cobaias em laboratórios de cosméticos, mas em momento algum essas pessoas preocuparam em saber se esses cães eram maltratados ou se sofriam.Hoje existem leis e comitês de éticas que fiscalizam e sabem muito bem o que é certo,esses cães eram criados em laboratórios,com comida balanceada,com exercícios e que eram bem tratados acima de tudo.
    Agora que esses cães vão sofrer não pelo fato deles serem utilizados como cobaias,mas pela ignorância humana e pela forma irresponsável que eles vão ser tratados agora.
    Outro argumento que eu gostaria de compartilhar sobre Mengele,foi que ele utilizou pessoas inocentes como cobaias,pessoas que não foram destinadas isso.Então eu proponho que nos laboratórios façam igual Mengele comecem a utilizar pessoas como cobaias,ai sim todos viriam o que é falta de ética com um ser.
    Grata,Beijos! Luíza Pereira Lico 2° Ano”A”

    ResponderExcluir
  6. Paulo Henrique Pereira Costa Muniz6 de novembro de 2013 às 23:22

    Olá Francielle,

    O uso de cobaias para o desenvolvimento cientifico e para fins didáticos vêem causando ao longo do processo evolutivo da ciência várias controversas, de um lado, ativistas ambientais condenam o uso de animais para tais fins, de outro lado, profissionais da área cientifica afirmam que o uso de cobaias é primordial para o conhecimento através da realização de experimentos. Mas afinal que lado está correto?
    Como vimos nesta postagem, o fervor por descobertas fez com que profissionais agissem de forma errônea e antiética durante o processo evolutivo cientifico, como por exemplo, o Doutor Joseph Mengele que por sua vez fissurado pelo Regime Nazista de Adolf Hitler acometeu grandes atrocidades, sacrificando pessoas que eram usadas como cobaias humanas nos campos de concentração do Regime na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, tudo segundo os mesmos em nome da ciência. Mas, deve ser lembrado que “A ética é um dos mecanismos de regulação das relações sociais dos indivíduos e tem como objetivo garantir a coesão social e harmonizar os interesses individuais e coletivos” (MARSICANO, 2008).
    Já no século V a.C, Hipócrates, formulou o primeiro documento abordando questões éticas – o juramento de Hipócrates. “Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”. Porém, os Códigos e os Comitês Éticos foram instaurados apenas em 1947 com o Código de Nuremberg após as ocorrências horrendas nos campos de concentração.
    Agora após essa maciça atrocidade cometida, vemos ativistas que lutam pela libertação de animais que segundo eles “sofrem” nos laboratórios de pesquisas sendo cobaias científicas. Mas, será que somos humanistas ao extremo? Será que esses animais que auxiliam nas pesquisas sofrem? Não como você mesmo cita em sua publicação Francielle, esses indivíduos já são predestinados para tal fim, são criados dentro dos laboratórios, atendendo as leis dos Comitês de Ética que regem em nosso país. Nas pesquisas os indivíduos não sofrem com a interferência humana, pois não tiveram contato com o meio externo e são costumados a morrerem por eutanásia o que não causa dor alguma. O mundo precisa do desenvolvimento cientifico, para continuar a construção da história da ciência, precisa-se realizar pesquisas e experimentos para se chegar a uma conclusão que muitas vezes poderá salvar milhares de vidas.
    Assim, defendo, dentro de meus conhecimentos adquiridos através desse estudo sobre a ética, que o uso de animais predestinados para o fim científico é o fundamento mais preciso e ético, pois os mesmos são criados dentro das condições exigidas pela legislação pertinente e estão sendo usados para a evolução da ciência e da humanidade.
    Ou essa ação citada por um enfermeiro da época do regime Nazista que compartilho com vocês é a mais fundamentada na ética?
    "Vi um prisioneiro suportar o vácuo até que os pulmões rebentaram. Certas experiências provocaram tal pressão na cabeça dos pacientes que eles enlouqueceram, arrancando os cabelos no esforço para aliviar o tormento. Dilaceravam as faces com as unhas, Batiam nas paredes, uivavam no intuito de aliviar a pressão nos tímpanos. Esses casos de vácuo absoluto terminavam geralmente com a morte do paciente."

    Abraços,

    Paulo Henrique Pereira Costa Muniz – 2º Ano “A”

    ResponderExcluir
  7. De acordo com minha opinião esses avanços tecnológicos da medicina tem influenciado muito em nossas descobertas, com o passar dos alunos a ciência foi se modificando fazendo experiências diferentes e dando novos resultados, realizando e questionando até chegar em uma conclusão

    ResponderExcluir
  8. De acordo com minha opinião não era correto o que Joseph Mengele fazia com as pessoas, fazendo elas de cobaia para seus experimentos, mesmo sem saber se elas queriam participar de suas experiências, estes experimentos deveriam ser feios em gatos, cachorro, mantendo eles em laboratório

    ResponderExcluir
  9. Eu acho mais certo fazer nos animais, pois fazer em seres humanos é um desrespeito a lei da vida, não que os animais não sejam, mais você destruir um sonho, uma vida seris contraditório com o ciclo da vida, os animais são mais apropriados para a experiência.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião Joseph Mengele deveria fazer suas experiências em gatos. Pois em seres humanos como ele fazia de costume é muita crueldade, pois nem sempre dava certo as experiências levando a morte de crianças, adolescentes, pessoas que tem família enfim tem uma vida.

    ResponderExcluir
  11. Joseph Mengele era um monstro que acabou principalmente com vidas de crianças, sem peso na consciência, era uma pessoa que não media esforços para concluir suas pesquisas, já os pesquisadores relacionado como o caso dos beagles tem consciência dos danos que causam, sem falar que estão ajudando para a melhoria da vida humana já o Doutor psicopata queria só saber qual era a reação que as pessoas tinham com suas substâncias injetadas sem piedade, agora vem os "salvadores da pátria" para salvar os pobres caezinhos para jogá-los na rua e deixar eles passando fome, sujos com risco de infecções, largado à beira da morte e ainda acham que tem direito de julgar os cientistas.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião, Joseph Mengele era errado de testar humanos como experiência, sem ao menos perguntar se aceitavam ou não ser cobaias.
    Mas, sou a favor de usar animais para fazer experiências. Desde que, os animais não sofram, pois eles também são seres vivos.
    Se a Ciência fazem esses testes, é para descobrir curas que muita das vezes para nós humanos é um alívio. Muitas pessoas se revoltam porque ficam com pena dos animais.
    Mas esses animais são tratados em laboratórios com a alimentação balanceada. Tanto é que quando a experiência é feita eles nem sentem dores. O problema é que os humanos estão acostumados a reclamar sobre tudo. E, se esquecem que a Ciência está pensando no bem da gente.
    Muitos até ficam indignados quando a medicina não tem cura para certa doença, sendo que hoje em dia tudo é tão evoluido. Como evoluir se tudo para nós é errado?
    Esses animais são feitos para isso, para serem testados. Eles não sofre, não sente dor.
    Vamos colaborar com a Ciência, pois crueldade mesmo seria deixar todo o mundo morrer sem ter cura para nada.

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião se os cães foram feitos para experimentos, nada mais justo que eles sejam voltados para testes em laboratórios. Pois os cães não poderão ser domesticados após seu nascimento, porque eles tem outra genética. Eles sendo tirados do laboratório não se acostumariam com a nossa vida, e seriam traumatizados, já sendo usado, para o que já foi designados, ele não sofrerá, pois eles são bem tratados. Os cães de laboratório já possuem uma genética avançada que os cães domesticos não possui.

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião Joseph Mengele deveria ter feito as experiências nos cachorros, pois é um animal que está se expandindo muito rápido, e não deveria ter feito em seres humanos è eles caracterizam sentimentos, alma e fazem parte de um projeto divino, não que os animais também não sejam, mas usar uma criança como cobaia é injusto e algo repugnantes e desrespeitoso com a lei da vida.

    ResponderExcluir
  15. Joseph Mengele, fazia várias experiências e muitas vezes eram em seres humanos e se desse certo era bom, mas se desse errado poderia até matar o ser humano, Até que certa vez eles resolveram fazer suas experiências com cachorros Beagles que se desse certo não ocorria nada e se não desse certo mataria os cachorros que era aqui no Brasil. Eu acho errado usar essas experiências em humanos, mas eles usaram em animais e eu também não acho certo fazer isso em animais, mas se tiver que fazer essas experiências que seja em animais mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião em relação o que Joseph Mengele fazia era noemal apra a ciência, pois ele estaria fazendo estudos. Mas ele estaria matando crianças, adolescentes adultos, só para estudos. OU seja ele estava matando pessoas a sangue frio, só para saber se os solhos da gêmeas eram igualzinhos, como concordar com uma pessoa que faz isso, ciência estudo se for para matar para ver se há similaridade entre as coisas. Não acho isso certo só porque é para a ciência. As vacinas de Mengele era aplicadas em adultos para ver se era eficaz. Também houve as experiências em Beagle, se não sacrificarem os animais que serão utilizados em estudos tudo bem. Mas igual Mengele que matava pessoas não sou a favor.

    ResponderExcluir
  17. A evolução da ciência tem servido de uma grande utilidade para diversos ramos da medicina, mas contudo como qualquer outra ciência há sempre experimentos como seres vivos para testar a sua eficiência (de medicamentos) ou a estrutura dos seres humanos. Os experimentos com animais de certa forma seria mais adequado do que em humanos, pois em animal não possui conhecimento ou sentimentos durante a realização dos experimentos e um ser humano poderia sair traumatizados. A ausência desses animais também não faria falta, pois eles foram criados para ser testado.

    ResponderExcluir
  18. Não acho certo nem um dos dois, mas e melhor os cachorros do que um ser humano. O Joseph Mengele injetava uma injeção para fazer experiencias em seres humanos arrancavam olhos e fazia a sua experiências e o Beagle pegava os cachorros para fazer as suas experiências do que fazer em seres humanos os cachorros não era de rua eles eram próprios para as experiências e melhor um cachorro do que um ser humano imagina te dar uma injeção sem perguntar pra você se você quer ser o cobaia e depois em poucos minutos você morrer no cachorro é mais fácil de fazer não acho certo mata os animais é melhor fazer a experiência em certos animais do que e tirar uma vida de um ser humano.

    ResponderExcluir
  19. Os atos de Joseph Mengele na minha opinião eram horríveis e inaceitáveis, pois suas experiências não fazia o bem para o próximo e sim para si mesmo, sendo muito egoísta de sua parte apenas querer usar as pessoas em seus "experimentos" para descobrir algo que seja interessante para ele e que não seja uma cura para uma doença que está matando milhares de pessoas.
    O uso de cães beagle usados e criados em laboratórios é "correto" de certo modo pois irá ter benefícios para o Homem como a fabricação de remédios mas pessoas que não tem consciência de que isso é o melhor do que usar pessoas, como Mengele fazia sem nenhuma piedade, acabam prejudicando os pequenos cães que não são adaptados para viver como cães de rua.

    ResponderExcluir
  20. Na minha opinião, eu não concordo com nenhum dos dois procedimentos, na caso de Joseph Mengele, ele procurava mais estudar questões de genéticas e dificilmente ele procurava saber a cura de doenças. Um ato desumano, sem pensar nos outros e só pensar em si, matar crianças para apenas aperfeiçoar seus conhecimentos.
    Como Mengele fazia seus procedimentos com pessoas, hoje existe com cachorros, que foram criados em laboratórios para poder ajudar a fazer os procedimentos, são mantidos no próprio laboratório, com água e comida nas horas certas, os cientistas sempre procuram organismos similares com os nossos eles pegaram os cachorros da raça "Beagle" para poder fazer testes de medicamentos, sem dor alguma. Mesmo sabendo que são bichinhos, que sentem dor, ou algo do tipo, mais temos que entender que eles são necessários para que a ciência continua evoluindo.

    ResponderExcluir
  21. Joseph Mengele fazia teste com os seres humanos, ele inventou uma vacina para deixar os humanos saudáveis, mas muitas das vezes dava errado e com isso Joseph pegava os órgaos do homem morto, e também passou a fazer teste com os animais.
    Na minha opinião, fazer experiências com humanos é coisas absurdas. O homem é feito para viver e não ser usado como meras experiências. Testes com os animais, recentemente como aconteceu com os beagle foi chocante, pois os cachorros tem uma grande importância para o homem. Afinal não concordo com nenhuma das experiências, nem animais nem humanos.

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião é melhor fazer as experiências nos animais, pois os cães são bem tratados e não estão sofrendo nenhum maltrato. Ao contrário de Joseph Mengele pode-se dizer que ele torturava as pessoas para fazer seus experimentos que na realidade ele não estava a procura de remédios pra curar doenças e sim para descobrir uma genética.
    Já as experiências feitas em beagles terá bastante utilidade, pois esses cientistas estão a procura de prevenir e até curar certas doenças ao contrário de Joseph que praticamente queria se divertir

    ResponderExcluir
  23. Eu sou totalmente contra a fazer experimentos em cachorros, pois eles são animais de estimação criados para fazer companhia ao ser humano, não é a toa que os cachorros é considerado o melhor amigo do homem. E sem contar com os maus tratos que eles recebiam naquele instituto. Eles não mereciam isso.
    Quanto o caso de Mengele, sou contra também pois ele não tinha o direito de fazer umas barbaridades daquelas com pessoas a troco de nada. E ainda ficou numa boa nem se quer pagou pelo o que cometeu.

    ResponderExcluir
  24. Eu não concordo com a experiência entre humanos e animais, porque Joseph Mengele estava fazendo experiências perigosas, mas de interesse dele, apesar que se usar animais isso é necessário para uma boa causa.

    ResponderExcluir
  25. Fernanda Vilas Boas Fernandes26 de novembro de 2013 às 23:30

    Eu sou contra a teoria de Joseph Mengele pois é muita crueldade fazer os seres humanos de cobaias, não seria certo usar os animais, porém é melhor os animais do que o ser humano.
    Não teria como ser contra os dois pois os cientistas precisam fazer seus experimentos para descobrir a cura de alguma doença, ou até mesmo encontrar remédios para doenças mais graves.Enfim os cientistas precisam fazer suas pesquisas e na minha opinião o mais certo é nos animais.

    ResponderExcluir
  26. Letícia Santos Ribeiro26 de novembro de 2013 às 23:33

    Não concordo com as experiências feitas nem com animais e nem com os seres humanos, mas se é para evolução da ciência e para o bem de todos, se deve usar animais, não pelo fato de não serem seres que não falam, mas sim por terem organismos similares aos nossos.
    Também não se deve fazer como Joseph Mengele, que fazia experiências absurdas, não muito necessárias, mas sim experiências com limite, sem crueldade e que contribua totalmente para o avanço e o bem de todos.

    ResponderExcluir
  27. Os Nazistas pensavam como muitos medíocres que aceitam testes em animais,ja que acham que são inferiores aos humanos ...Para os Nazistas que estudavam a Eugenia,um estudo feito por Alemães e Americanos dizia que algumas "raças"deveriam dominar outras,um estudo corroborado por vários estudos ....O Fato é que as pessoas citadas são semelhantes ,e no fundo pensam que isso pode acontecer e serão vitimadas !!O fato de sermos inteligentes não nos torna superiores em termos de evolução, que não é mais uma teoria e sim um fato corroborado por inúmeras experiências e estudos.O outro fala sobre Ética !!!O Menguele era formado em Filosofia e Medicina ,ética cada um tem a sua !Verdade conhecida é verdade obedecida,qualquer um que conhece a Maiêutica Socrática,iria dar a luz a sua verdadeira opinião e perceberia o quão ignorante é!! As pessoas devem ser usadas sobre vontade,não tem como perguntar para um animal se ele quer ser cobaia !!Se sensibilizam apenas por ser um semelhante!!....Usam a desculpa que se animais a ciência não evolui....Agradeçam aos Nazistas por poderem operar sem dor pq foram eles que inventaram anestesia ,foram eles que descobriram que cigarro e carne vermelha da câncer e que quem tem câncer por esses hábitos é um estorvo para o estado que tem gastar com que é egoísta ao invés de cuidar de que ficou doente por estar destinado a isso !! E Agradeçam aos Judeus e Ciganos,que não foram perguntados se queriam ou não ser cobaias !!!Hipócrates dizia:: “Que o seu alimento seja seu medicamento, e seu medicamento seja seu alimento”

    ResponderExcluir
  28. Não consigo acreditar como existe pessoa como o médico Joseph Mengele , que fez pesquisas com SERES HUMANOS , pessoas indefesas que não tinha o direito de questionar se queria ou não fazer parte disso , esse homem é um monstro que não tinha certeza de nada e matou muitas pessoas e crianças e ainda por cima não pagou por nada que fez isso e muito difícil de engolir.
    Agora no caso dos cachorros também sou totalmente contra , animais também são indefesos , não deveria fazer parte disso são criaturas que são pra ser nosso amigo , para passear , cuidar e não ser cobaia de pesquisas . Os cientistas já arrumaram tantas curas , vacinas por que não tentar uma forma menos cruel de fazer tais pesquisas.
    Joyce Cristina / 2ºA

    ResponderExcluir
  29. Não sou contra o uso de cobaias humanas para testar certos medicamentos, mas a pessoa deve concordar em ser usada de tal forma. O que Joseph Mengele fez com os prisioneiros, foi crueldade, porem foi essencial pois revolucionou alguns ramos da medicina. A criação de algo que faça com que mulheres tenham filhos gêmeos é uma invenção incrível. Ele era um homem muito inteligente mas não soube usar essa inteligência de forma adequada. Se as pessoas estiverem de acordo com isso nao é errado, pois de algum modo os cientistas tem que testar seus medicamentos. Em relação aos cachorros é covardia, mas deveriam usar cachorros da rua doentes para pesquisar, e usar uma forma deles nao sentirem dor. O que aconteceu na época nazista foi algo desumano, porem essencial para a medicina de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  30. De fato tomos temos direito de viver, Joseph Mengele não deixou muitas pessoas de tal forma ver o lado bom da vida, apenas fez deles pessoas utilitárias sobre seu processo de teste, matando-as de uma forma cruel e o pior que não foi condenado pelo feito. Ele conseguiu ser um homem inteligente , mas de tal forma não soube utiliza-lá para fazer o bem. Entretanto sobre os cães , também sou contra , do mesmo modo que não queremos morrer , eles também não nasceram para morrer como um objeto de teste . Os cientistas, são de fato bem inteligente para achar uma forma menos cruel e menos desumano para fazer suas pesquisa, pois todos nós temos o direito sobre a vida.
    Ana Carolina 2ª ano "A" ;)

    ResponderExcluir
  31. Oi Francielle,
    Apos ler esta postagem e assistir atentamente o vídeo (Joseph Mengele, "O Anjo da Morte"), chego a conclusão que os experimentos que Mengele realizava em seus "pacientes" eram totalmente doentios, pois o mesmo os fazia de cobaias humanas para testar seus fins científicos, que nem mesmo Mengele sabia o que misturava e injetava nas suas vitimas, que muitas vezes iam a óbito, indo contra todos os princípios éticos humanos.
    Em minha opinião, não posso dizer que Mengele contribuiu para a medicina, pois ao meu ver ele matou mais pessoas do que as salvou...

    Deixando de lado Mengele, ha outra preocupação da minha parte, onde discordo completamente da utilização de cães (Beagles) para fins de pesquisas cientificas.
    Um dos motivos por ser contra essas pesquisas é porque o cachorro é o melhor amigo do homem e é ele que esta ao lado do dono 24 horas por dia, nas horas boas e ruins. Por mais que estes animais sejam criados em laboratórios, não sofrem maltratados e não possuem contato com o "lado de fora", ninguém sabe ao certo se isso realmente ocorre, mas de uma coisa é certas: ELES TAMBÉM SENTEM DOR...
    A ciência tem capacidade de adquirir novos métodos de fazerem pesquisas, não usando estes seres indefesos, que são seres vivos, que sentem dor e possuem instintos. Existem sim outros meios, mas os seres humanos só optam pelo mais fácil...

    OBS: Isso é um pouco do que eu penso, ninguém é obrigado a concordar comigo, pois todos temos direitos de ouvir e argumentar...

    * Giovanny Alves Barbosa, 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Assistimos videos e lemos reportagens sobre Joseph Mengele conhecido como "Anjo da morte", que realizou junto com Adolf Hitler varias atrocidades na época em que i nazismo imperava.
    Ele realizava experimentos científicos contra a vida, usando seres humanos como cobaias e deixando varias em estado critico tirando delas o direito e a ética de viver.
    Discordo no uso de cães em experiencias para avançar na ciência, mesmo que eles sejam predestinados para este fim. A ciência já avançou muito e tantas coisas já foram criadas, porque não se avança também nos métodos a serem utilizados para não impedir a vida de um ser...??

    Minha Opinião!!! Abraços..

    * Kênia Coelho Mendes, 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Olá Fran...
    Penso eu que atos de crueldade como os de Joseph Mengele citados na postagem fogem inteiramente da questão ética que nos envolve, pois fazer testes e experimentos científicos que põe em risco a vida de seres humanos é inaceitável e considerado crime. Assim acredito que o ser humano nao nasceu para ser cobaia de nenhum hipócrita e psicopata.
    Já os ativistas estão "quase" corretos em buscar conhecimentos através de experimentos científicos em cães de raça Beagle ,pois tais animais são criados para fins como estes e também já são predestinados.
    Além de não terem contato algum com o meio externo de um laboratório, mais recebem água,comida e cuidados corretamente.
    Assim os resultados obtidos com as pesquisas dentro da ética poderá ser um avanço científico preciso para a evolução das descobertas da ciência, podendo então ser um mecanismo de cura e inovações medicinais.

    *Ketlin Cristina, 2°ano "A"

    ResponderExcluir
  35. Olá Francielle,
    Depois de ler as postagens e assistir ao vídeo do “Anjo da morte”, discordo dos atos de Joseph Mengele, pois ele desrespeitou as éticas do ser humano ao realizar experimentos científicos que colocavam a vida das pessoas em grande risco, pois em vários casos os testes realizados deixava o corpo humano deformado o que gerava varias mortes.
    Agora em relação aos cães para a realização de experimentos científicos sou completamente conta, pois o cachorro é o melhor amigo do homem e, além disso, é apenas um pequeno animal indefeso. Portanto os animais não devem ser utilizados para estes fins, mesmo que tenham sido predestinados para isso...
    Os cientistas já descobriram tantas curas para diversas doenças sem a utilização dos cães por que agora utiliza-los?
    Obrigada, Bjoss...

    *Raine Esrael, 2° ano “A"

    ResponderExcluir
  36. Depois que vi a postagem, puder ver que ele de fato é um homem muito cruel , não usava sua inteligência para quem sabe salvar vida, mas sim tirar varias vidas, de fato pessoas indefesas, sem o direito de uma escolha. Os cães entretanto também tem o direito á vida, são animais indefesos, e não deveriam ser utilizados como objetos.

    Igor Donha 2ª ano

    ResponderExcluir
  37. Depois que vi a postagem, puder ver que ele de fato é um homem muito cruel , não usava sua inteligência para quem sabe salvar vida, mas sim tirar varias vidas, de fato pessoas indefesas, sem o direito de uma escolha. Os cães entretanto também tem o direito á vida, são animais indefesos, e não deveriam ser utilizados como objetos.

    Igor Donha 2ª ano

    ResponderExcluir
  38. A partir da postagem pude concluir que Joseph Mengele é um homem que coloca sua meta pessoal acima de qualquer coisa,passando por cima da ética e respeito pela liberdade e direito do individuo de escolher contribuir ou não para tais pesquisas. É desumano fazer de cobaias humanas até mesmos crianças,colocando suas vidas em risco,sem que as mesmas tenham direito ou condição de conduzir seu próprio destino.

    Pietra 2ª ano

    ResponderExcluir
  39. Olá Francielle,
    Joseph Mengele foi um cientista nazista que fez experimentos com seres humanos, desrespeitando completamente a ética, ao aplicar substancias químicas no corpo das pessoas, levando-as muitas vezes a morte e a varias consequências.
    Já em relação a utilização de cães para os avanços da medicina, sou totalmente contra, pois a mesma dor que um ser humano sente, qualquer ser vivo independentemente qual seja sua espécie ou finalidade, o mesmo ira senti-la. Além disso, o cachorro é um ser indefeso e o melhor amigo do homem, e esta presente com ele a qualquer hora.
    Por fim penso que os cientistas têm a capacidade de encontrar novos métodos para a cura de doenças sem a utilização de cães.
    Beijos, Abraços...

    * Samara Cardoso, 2° ano "A"

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.