sábado, 26 de setembro de 2015

Eu sou professora, e daí?

Confesso que hoje estou bastante sentimental, na realidade eu sou sentimental...
Mas, tem dia... Enfim!
Estava clicando aqui e ali, e encontrei essa imagem:


Particularmente minha impressão digital é até bonitinha, mas a minha letra é muito mais!
Se tem uma coisa que eu gosto, e não me arrependo é de ter aprendido a ler, escrever e calcular.
Não me considero nerd, nem cdf, nem a mais inteligente, só me considero culta quando comparada a outras pessoas.
Temos um mercado, e as vezes chegam clientes que não conhecem dinheiro, que não sabem que se o valor da compra é de R$ 7,50 com R$ 8,00 dá para pagar tudo!
Alguns dão R$ 10,00 ou R$ 20,00 algumas vezes até R$ 50,00 e vão embora achando que não tem troco.
Eu olho para tudo isso e penso: "Que povo mais...!" (sem comentários)
A realidade é que tem muitas pessoas que passam aqui sem saber nem quanto é R$ 0,25 mais R$ 0,10 e quando chegam à escola com certeza não dão (ou não deram) o devido valor aos professores.
Quando eu era aluna, eu perguntava muito. Hoje eu sei que alguns professores me odiavam por isso, mas a realidade é que eu achava eles o máximo, para mim eles eram as pessoas mais sábias do planeta e poderiam me esclarecer qualquer dúvida que eu tivesse. Na realidade nem sempre é assim, por que com o tempo eu descobri que alguns professores só estão nessa profissão porque não conseguiram outra "melhor".
Ah! Como essa profissão é desvalorizada! As vezes, pelos próprios professores!
Se eu pudesse voltar atrás eu faria um relato da importância que cada professor teve em minha vida, só para que esses professores pudessem descobrir o quanto eles são importantes.
Gente, eu li tantos livros na biblioteca da escola - na época eu devo ter lido 90% dos livros - mas eu só os li porque alguém me ensinou a ler.
Descobri tantas coisas bonitas registradas em palavras e descobri ainda que consigo organizar minhas ideias por meio da escrita com mais facilidade do que por meio da fala. Mas, e se eu não soubesse escrever?
Tenho que agradecer meus pais também, que além de me levar a escola, me fizeram respeitar meus professores e realizar as atividades propostas, afinal, tudo que os professores propõem nos levam a algum conhecimento novo.
Digo que tudo leva a um conhecimento novo, porque realmente leva.
Falando como professora...
Eu gosto muito de ditar os textos para meus alunos. Por "n" motivos, mas o principal é levá-los a entender o quanto eles precisam melhorar. Fiz um teste uma vez em três turmas de 9º anos.
Passei metade do texto no quadro e a outra metade eu ditei para eles copiarem.
Dai, no texto que foi passado no quadro apareceu várias vezes a palavra "ribonucleico" ou "desoxirribose" e, assim por diante. Porém, quando eu fui ditar, eles não sabiam como escrever. Então eu mostrei para eles que quando copiam, são como uma impressora, transcrevem tudo sem saber o que estão transcrevendo, mas quando estão ouvindo e copiando, muitas vezes, precisam parar e pensar: como se escreve esta palavra!
Entretanto, muitos não valorizam estas pequenas ações que contribuem para nosso conhecimento.
Afinal, o que é pregado por aí é que os governantes querem pessoas cada dia mais leigas e desinformadas e, infelizmente as pessoas estão buscando isso, porque como dizem, tudo que é errado é mais fácil de aprender!
Minha mãe diz que antigamente, uma pessoa intitulada como professor era muito valorizada e respeitada por todos. No Japão, um professor é tratado como um governante é tratado aqui no Brasil.
E, por mais que o Ensino à Distância tenha se expandido, quem organiza os conteúdos e avalia os alunos são professores (os tutores).
Por isso, não importa o quanto a tecnologia avance, sempre será necessário a existência de alguém que organize os conhecimentos para que eles possam ser levados adiante.

Finalizando,
Deixo meus agradecimentos a todos aqueles que foram meus professores e contribuíram para que hoje eu seja quem eu sou!
Também agradeço aos meus colegas de profissão, que me ajudam com dicas sensacionais!
Cumprimentos todos aqueles que aprenderam a importância que tem um professor!
E, agradeço todos os alunos que passaram por minhas mãos e perceberam que eu não sou simplesmente uma professora "general" que acha que os alunos estão numa "escola militar".

Francielle Pajola



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Disse tudo. Gostei, parabéns pelo texto!
    Prof. Raphael Urias

    ResponderExcluir
  2. como é bom escrever palavras ou mesmo um texto como esse, usando as palavras do fundo do coração, parabéns FRANCIELLE.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Fran !! *-*
    E eu agradeço a oportunidade de ter assistido suas aulas, poucos minutos de grandes aprendizagens.
    Um abraço à todos os professores...

    '' Rafaela Soares

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.