Caros leitores,
Há dias não alimento o blog com minhas postagens e feitos (estive doente essa semana, e utilizei minhas poucas forças para cumprir com outros compromissos), mas estou aqui para relatar uma experiência.
Meu intuito era mostrar aos meus alunos o quanto a Micologia está ligada à nossa realidade, e que os fungos, embora pareçam desinteressantes à primeira vista, contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica do nosso planeta e estão presentes, de mil formas, no nosso cotidiano.
Uma das formas utilizadas na tentativa de mostrar esse universo foi demonstrando que o pão que comemos necessita de fungos - leveduras - que agem como fermento biológico.
(Saccharomyces cereviseae)
Considerando que a Escola não têm laboratórios, eu optei por realizar uma aula prática bem simples na sala de aula mesmo. Levei os ingredientes essenciais para a preparação de pães (açúcar, farinha, água e fermento biológico - LEVEDURAS), pedi que os alunos seguissem os passos do roteiro que elaborei e observassem o que acontecia, discutindo posteriormente os resultados alcançados.
E, ilustrando nosso momento, algumas fotos dos meus caros alunos.
Aluna Pâmela (2º "A") preparando a massa:
Aluna Danielle Pires (2º "B") mostrando a massa pronta (não sei porque a foto está virada e não está parando desvirada):
Alunos do 2º "B" - da esquerda para a direta, Danielle Monteiro, Fernanda, Aline, Tatiele, Kárita (com o experimento nas mãos - acho que ficou meio apagado na foto), Larissa Abadia e Daniel.
Alunos do 2º "A" - da direita para a esquerda: Aline, Roberto, Rafael Farias, Daiane, Jéssica, Pedro Henrique, Isabela (com o experimento nas mãos), Luísa Lico, Gabriela, Lucas e Paulo Henrique (atrás).
Alunos do 2º "A" - Leonardo, Watilla, Rafael Nolasco, Jéssica Aparecida e Fernanda (com o experimento nas mãos) - esse grupo tinha mais alunos que não quiseram aparecer na foto, e os que apareceram ficaram um pouco distraído por conta dos que não queriam aparecer, mas o que vale é a intenção!
As aulas tem duração de cinquenta minutos, não sendo suficientes para observar determinados aspectos da atuação dos fungos com os demais ingredientes utilizados na panificação, por este motivo, eu registrei a imagem abaixo para que todos possam observar o aspecto da massa após algumas horas.
Como pode ser observado, nós colocamos a massa numa placa de Petri para ficar mais fácil de visualizar, e como explicado, estes "buraquinhos" na massa é decorrente dos gás carbônico liberado no processo de fermentação das leveduras, que contribui para o crescimento da massa.
Aos alunos, espero que essa aula tenha contribuído com algo, esclarecido dúvidas, matado curiosidades e principalmente gerado conhecimento!
Um abraço,
Francielle Pajola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.