Bom dia caros leitores,
Dei uma sumidinha básica esses dias mas, não pensem que foi por vontade própria. Estive doente - de novo - aliás, ainda estou, mas hoje ao menos estou conseguindo ficar em pé, as dores estão mais brandas, meus olhos não estão vermelhos, nada inchado. Ufa!
Pois bem, não estou aqui para falar do meu estado de saúde mas, para fazer algumas considerações sobre a "Fasceíte necrosante". Trabalhei a respeito dessa doença com alguns alunos de 2º ano no módulo de microbiologia entretanto, o assunto foi passado bem rapidamente e exposto por meio de uma única reportagem.
Porém, observando os jornais e sites de notícias diariamente tenho observado novos casos sobre essa doença, e resolvi fazer essa postagem para informar e alertar todos vocês. E, desde já peço que vocês disseminem essas informações. Afinal, não é uma doença interessante!
Vamos lá!
As fasceítes necrosantes são infecções causadas na pele e músculo do ser humano, por espécies variadas de bactérias, tais como Streptococcus pyogenes, Aeromonas hydrophila e outras bactérias em conjunto, ou por superbactérias.
Streptococcus pyogenes
Essas bactérias são conhecidas como "bactérias devoradoras de carne". Elas são bem comuns no ambiente, e raramente infectam o ser humano, mas quando o fazem, na maioria das vezes é fatal, trazendo muitos prejuízos para a vítima caso esta não seja tratada rapidamente com antibióticos adequados. Vale ressaltar que nem sempre os profissionais estão inteirados do assunto!
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças estima que a cada 750 casos, cinco vem a óbito.
E olhem, vou falar para vocês, contrair essa doença é daqui para ali. Basta você ter um "cortezinho" bobo e entrar em contato com as bactérias. Elas entram naquela lesão e fazem a festa!
E, não se enganem pensando que as bactérias vão ficar só na região do corte não, viu? Elas gostam é de carne fresca! Atacam primordialmente o tecido saudável!
Mas, como fazem isso?
Bom, elas precisam de nutrientes, e retiram estes das células do organismo hospedeiro. Elas secretam toxinas, supe antígenos que estimula a resposta imunológica no organismo do paciente, então haverá uma grande infecção no local.
Vale ressaltar que pessoas com sistema imunológico mais debilitados vão sofrer mais, porque as bactérias vão se disseminar mais facilmente e consequentemente vão abrir espaço para outras bactérias atacarem. Logo, casos como estes são comuns em hospitais.
Gente, pasmem! Eu disse que tratar com antibióticos ajuda, não é? Mas, infelizmente em alguns casos a necrose se espalha tão rapidamente que é preciso amputar partes do corpo da pessoa.
Esta é Kate White, tem 32 anos e quase morreu por causa da fasceíte necrosante. Os médicos que cuidaram dela ficaram quatro dias cortando carne do braço dela tentando impedir a progressão da doença.
Com certeza, ela terá dificuldade para continuar com sua carreira de tenista!
Este é Steven Holzman, e também sofreu bastante com a doença. De primeira mão, iniciou um tratamento por conta própria para pé-de-atleta (doença causada por fungos), trabalhava de pedreiro, com os pés sempre úmidos, a doença pioneira progredindo e acabou contraindo as bactérias e quase perdeu sua perna.
Essa é Andy Copeland, tem 26 anos e também contraiu a doença. Só que com ela, as coisas não foram tão fáceis. Essa jovem cheia de saúde que você vê na foto acima não está mais assim. Com a doença, ela perdeu as mãos, um pé e uma perna.
O caso de Amy comoveu muitos. Ela conseguiu próteses que substituem os membros perdidos. Mas, nenhuma tecnologia poderá se comparar aos membros que ela perdeu.
Pesquisem por ai, vejam outros casos. Vocês vão se surpreender! E eu nem me atrevo a falar!
Tomem as medidas necessárias! Tenha uma alimentação saudável, para consequentemente terem um sistema imunológico bom!
Quando se ferirem, não importe o tamanho da lesão, cuide dela, não tenha medo da agulha na hora de dar pontos, use os medicamentos corretos.
Ame e cuide da sua vida! Você só tem uma!
Espero que vocês tenham gostado e aprendido algo com minha postagem.
Não deixe de comentar!
Seu comentário é precioso.
É uma marca,
um sinal que você está buscando conhecimentos,
além de contribuir na construção do blog.
Um abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.