quarta-feira, 31 de julho de 2013

Frase do Dia

Bom dia!
A frase de hoje é fruto de minhas reflexões acerca de alguns ditados, espero que gostem:

"Embora digam que a primeira impressão é a que fica, as aparências enganam porque quem vê cara não vê coração!

Francielle Pajola

terça-feira, 30 de julho de 2013

Esfaquear tubarão? A que ponto chegamos!

Boa noite caros leitores,
É com muita indignação que venho por meio desta postagem, destacar uma reportagem que acabo de ler, seu título é "Mergulhador encontra tubarão de dois metros amarrado e esfaqueado no fundo do mar." Caso alguém queira ler na íntegra, basta clicar aqui

Está aí a foto:


Como disse Robb Westerdyk, está é uma cena 'bárbara'!
Sinceramente, como um ser humano tem a capacidade de fazer isso com um animal tão inofensivo.
Ai, tu podes estar pensando nesse momento, como você diz que é inofensivo, se o Fantástico exibiu no último domingo uma reportagem falando que uma moça morreu em Recife por ataque de tubarão?
Eu ouso afirmar novamente: os tubarões são inofensivos!
Estes Condrictes vivem há muito mais tempo que nós, reles seres humanos. Conseguiram passar por diversas eras, suportando as adversidades pelas quais passou nosso Planeta!
Eles são carnívoros, tem dentes afiados, possuem anatomia muito excelente que lhes possibilitam detectar suas presas à distâncias consideráveis, sentem o cheiro de sangue mesmo que este esteja diluído em grande quantidade de água, mas, eles precisam disso para viver!
Cada tubarão que morre, é um desfalque muito grande na cadeia alimentar à qual ele pertence! Então, para que interferir no curso da natureza?
Porque fazer uma crueldade dessa com um animal tão lindo!
Não venha dizer que é eles são feios, porque são lindos! Eu acho e ponto! E neste momento, diante da minha indignação eu não estou nem ligando com sua opinião!
Eu fico aqui a me perguntar: o que o infeliz que fez isso ganhou?
Se ele se pronunciasse, seria linchado! Ou ainda, acho que deveria ser amarrado, esfaqueado e lançado ao mar!
Será que esse infeliz viu essa reportagem? Será que ele viu que seu ato "idiota" deixou milhões de pessoas de sã consciência muito indignadas com tamanha crueldade e falta de sentimento para com a natureza?
E mais: O que esse tubarão fez com ele?


Sério mesmo!
Estou muito indignada!
Francielle Pajola


Frase do Dia

Bom dia, meus caros!

Venho informar que agora, teremos mais um menu no Blog. Este marcador será intitulado "Frase do Dia" e a cada dia será postado uma frase, esta pode ser um "crtl c crtl v" de alguma mensagem de texto recebida, de algum outro site, rede, página ou comunidade, ou ainda, simplesmente uma reflexão que eu mesma tenha feito da vida!
Se alguém quiser enviar alguma frase para ser postada no Blog, fique à vontade, podendo enviar por e-mail, pela página "Biosugestões", pessoalmente ou por celular.

Este espaço é nosso! Participem à vontade!

Grande Abraço,
Francielle Pajola

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Biologando pelo Facebook

Caros leitores,
Gostaria de informar que a partir de agora, vocês podem acessar o Blog pelo Facebook, a rede social que tanto gostam!
Não sei se vocês perceberam, agora tem-se do lado esquerdo a opção para "curtir" o Blog e do lado direito a opção para você "seguir" o Blog.
É super simples, e você poderá ver todas as postagens na página "Biologando" no Facebook, que se atualiza conforme o Blog é alterado.
Além do mais, quero informar que estou fazendo diversas atualizações e modificações no Blog para deixar este ambiente mais rico em conteúdo, curiosidades e destaques e viabilizar a navegação pelo mesmo.
Pode demorar um pouco para vocês perceberem, porque, estou em fase de aprendizado. Mas, eu aprendo rápido! Então, não vai ser tão demorado para vocês verem as modificações! Hahaha....

Gostaria de informar ainda que, estou montando um outro Blog cujo tema é fotografia, que faz a divulgação do trabalho de minha amiga - literalmente minha irmã mais velha - Midori Nakayama. Com certeza vocês vão gostar do trabalho dela.
Em breve, posto aqui o endereço do blog!
Aproveito para postar aqui, uma foto de sua autoria, símbolo de nossa amizade!


Vanessa, Midori e EU (da direita para a esquerda), em Barra do Sul (Santa Catarina) - 2012! 



Grande Abraço,
Francielle Pajola



A origem da coca!

Olá pessoal!
Espero que vocês tenham tido um ótimo final de semana! O meu, graças à Deus, foi muito bom!
Mas, não estou aqui para falar do meu final de semana!

Eu estava aqui, pensando no que escrever! Enquanto estava editando um texto, acabou a inspiração!
Então, resolvi dar uma navegada pela internet, para ver as notícias da semana.
Clica aqui, clica ali! Achei uma reportagem cujo título é "Álcool e folhas de coca ajudaram três incas a 'aceitar' sacrifício, diz estudo.", se alguém quiser ler, fique à vontade, não perca tempo e...
Achei interessante o estudo destacado na reportagem. Para quem ficou com preguiça de clicar ali e ler lá no arquivo original, resumidamente é uma matéria que destaca a questão do sacrifício de crianças e adolescentes no noroeste da Argentina antes da colonização pelos povos incas. 
Eu imagino, que nenhum ser humano normal iria se entregar para um sacrifício. Mas, em 1999 acharam umas múmias lá no topo dos Andes, logo resolveram estudar as relíquias para descobrir os fatos do sacrifício.
Resultado final, descobriram que os responsáveis pela realização do ritual "capacocha" provavelmente servia  uma bebida básica que continha folhas de coca e álcool, para os infelizes!
Daí vem o "blábláblá" contando que as múmias foram expostas em um museu e etc e tal...
Até ai, tudo bem! Eu, inocentemente continuei descendo a barra de rolagem e me deparei com o seguinte comentário "Existia coca cola na época? não sabia kkkkkkkk"!
Ai, eu fiquei de cara! Até reli a reportagem para ver se em algum lugar estava escrito "Coca-cola", e não encontrei! Se vocês encontrarem, por favor me avisem!
Então, eu resolvi fazer alguns esclarecimentos.
Primeiro lugar, a coca, é uma substância retirada de uma planta, nativa na Floresta Amazônica, da família Erythroxylaceae, cujo nome científico é Erythroxylum coca. Sendo assim, a coca sempre existiu!
É um vegetal elegante, vejam as fotos:



Atualmente, em laboratório, são feitos extratos das folhas dessa planta para a obtenção da substância denominada cocaína, que causa dependência e é alucinôgena!
Para quem não sabe, os refrigerantes denominados de sabor "cola" contem em sua composição tal substância ou substâncias similares sintetizadas em laboratórios.
Por este motivo, muitos dizem que as pessoas "viciam" em "coca-cola".
Em tese, apesar de equivocado, o comentário do inocente ser, rendeu uma postagem aqui no meu blog.


Espero que vocês tenham gostado,
Que tenham aprendido algo,
E, enfim, é isso!
Grande Abraço,
Francielle Pajola




quarta-feira, 24 de julho de 2013

Já que está frio, vamos lavar as mãos!

Boa noite galera!

O frio está chegando, e para amenizar as problemáticas, vai ai uma dica para quem não quer pegar gripe e resfriados nesse inverno!


Primeiro, vamos fazer um esclarecimento: o frio não transmite doenças. Ficou claro? Que bom...

Então, não há nada que faça as pessoas estarem mais unidas do que o frio. Nesse tempo, todo casal vai querer dormir abraçado, todo mundo vai querer ficar mais próximo um dos outros, como dizem, para receber o "calor humano".


Além disso, nesse tempo, todos querem "vender o banho", todos bebem bem menos água e todos lavam bem menos as mãos.
Pode até ser que fiquemos mais aquecidos com tais metodologias, mas, há uma propabilidade grande de nos contaminarmos com vírus e bactérias causadoras de gripe e outras doenças!

Vamos entender os fatos...

Como dito anteriormente - e espero que você não tenha esquecido-, o frio não transmite doença. Porém, vamos imaginar uma situação hipotética:
Você trabalha ou estuda em uma sala qualquer. No verão, você e seus colegas deixam portas e janelas abertas e ainda ligam o ventilador ou ar condicionado para refrescar o ambiente.
É evidente que no inverno, vocês obviamente farão o contrário: fecharão as portas e janelas, e desligarão os equipamentos para evitar que o vento frio adentre o recinto!
Então, vamos acrescentar à nossa historinha hipotética, um colega, Joaquim. Joaquim está gripado!
Mas, mesmo gripado, Joaquim está em condições de ir cuidar de suas obrigações.
Chegando, Joaquim, com frio, entrou na sala mantendo a porta fechada!
Contando que Joaquim é uma pessoa amigável e educada, você está bem próximo dele e ele resolve te cumprimentar, com um simples aperto de mãos - só aperto de mãos, afinal ele está gripado!


Joaquim foi para seu local de trabalho - dentro da sala que vocês estão - e começa aquela maratona, todos trabalhando (ou estudando), com toda dedicação, e afinco, e força, e ... respirando o  mesmo ar, espirando, tossindo, com o nariz escorrendo e com as portas fechadas.
Ai ai...
Poucos dias depois, todos estão gripados. Porque será em?


Microscopicamente, as bactérias (ou vírus) estão ali  fazendo a festa, vão para lá e para cá podendo até mesmo escolher em quem ficar.

Então, neste inverno, não esqueça de sempre lavar as mãos, evitar aglomerados, e lembre-se que manter seu cartão de vacinação em dias também é uma ótima alternativa!

Não esqueça de agasalhar-se bem - mesmo que não esteja com frio, pois futuramente, poderás ter problemas diversos;
Evite sair de um ambiente quente rapidamente para um frio - vai que dá um choque térmico, não é?
Não tome banhos demorados - afinal, você estará evitando ressecamento de pele e coceiras!


Bom, por hora é só!
Espero que tenham gostado!
E , espero ainda que sigam as dicas!
Grande abraço (para quem não está gripado!),
Francielle Pajola

terça-feira, 23 de julho de 2013

Neve no Brasil, que tudo!

Olá caros leitores,

Nossa, não estou nem acreditando que estou aqui nesse frio "xinfrin" de Goiás, e meus amigos lá no Sul quase congelando. Ai, que inveja deles! Até neve está caindo! Como eu queria estar lá agora!

Então, vocês devem ter visto por ai, notícias de que está ocorrendo a precipitação de neve em várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e hoje, depois de quase 40 anos, cai neve sobre a grande Curitiba (capital do Paraná, para quem não sabe!) e outras cidades do Estado!





Então, você já se perguntou como esses flocos de neve são formados?
Não? Sim?
Poxa, assim, eu acho a natureza super fenomenal, são coisas e mais coisas que acontecem que se deixássemos de lado as aflições dessa vida, veríamos o quanto é lindo as belezas que nosso Planeta. 
Mas, infelizmente a humanidade está tão focada em suas futilezas que esquecem de observar o que temos de mais belo no Planeta: a natureza e seus fenômenos!

Hoje, aproveitando esse friozinho goiano de 21° C - me disseram que está calor, e estando mais cedo com alguns amigos, um deles estava todo e todo, sem blusa de frio e ainda me "zuando" por estar até com as unhas roxas de frio, mas, está valendo - quero aproveitar para falar sobre a formação desses floquinhos que deixam muitos boquiabertos e fascinados!

Assim como as outras formas de precipitação, a neve se forma nas nuvens. Para que este fenômeno ocorra, a temperatura tem que estar abaixo ou próxima de zero para que a água, anteriormente em forma líquida seja congelada, formando os flocos de neve.
Mas, para chegar na forma de neve aqui na terra, não é tão simples. Depois dos movimentos verticais no interior da nuvem, os cristais de gelo mais vapor de água congelado se aglomeram, conforme vão se aglomerando o peso vai aumentando, e é hora de cair em direção ao solo. Porém, como onde foram formados os flocos estão em temperatura baixa, é evidente que a temperatura deve estar baixa em todo trajeto dos flocos, senão eles derretem, e o que veremos aqui, não passará de chuva ou simplesmente granizo.
Detalhe, se eu já vi granizo, e granizo é neve derretida, logo, eu vi neve! Heheh...
Vale ressaltar que a neve não é sempre no formato de flocos de neve, mas, pode ter vários formatos, apresentando formato hexagonal (parecendo uma estrela), granular, chuva congelada e granizo - também chamado de saraiva!
 Enfim, os meteorologistas dizem que há aproximadamente 80 categorias de neves.
E, pasmem, a neve pode ainda ser úmida ou seca! Tem base?
A neve úmida constitui grandes flocos e se forma quando a temperatura está quase zero. E a neve seca se forma à temperaturas inferiores à zero.
E daí? Tudo é neve, não é?
Sim, claro! Mas, a neve úmida é ótima para fazer bolas de neve, entretanto, é difícil de limpar, já a neve seca é poeirenta e fácil de limpar.
No Brasil, precipitação em forma de neve é raro, ocorrendo em planaltos serranos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 
Vale lembrar que já foram registrada em pontos isolados de outros Estados, como São Paulo, Minhas Gerais e Rio de Janeiro.
Nossa, e se nevasse aqui em Goiás? Ai que tudo!

Veja que lindo nas fotos (quem dera eu estar tirando tais fotos!):

Muito fofo!


Eeee, Brasil!


Me bateu uma inveja dos paranaenses, catarinenses e gaúchos!


Haha...



Quanta criatividade!

Linda mesmo!


Agora eu pergunto à Ti, caro leitor:
Se por acaso nevasse no seu Estado em?
O que você faria?
Descreva aqui suas peripécias!
Grande Abraço,
Francielle Pajola






segunda-feira, 22 de julho de 2013

Special Day, 20 de julho!

Caros Leitores,
Talvez vocês achem estranho o título da minha postagem mas, essa é uma postagem excepcional, exclusiva e inédita!



Bom, sei que o Blog trata geralmente de Biologia, mas, vocês já devem ter
visto um menu chamado "My BioRefletion", criado exclusivamente para eu
falar sobre minhas reflexões, e sobre o que eu tiver vontade! Talvez vocês
me achem maluca por postar algo tão fora dos padrões para "BioRefletion",
mas, aqui tem muita Biologia! Amizade tem Biologia mas, não deixa de ter
uma Química, uma Física, uma Matemática, as vezes, até uma Geografia,
mas, todas ficam na História de nossos corações... Então, quero falar 
sobre o dia 20 de julho! Este dia, para quem não sabe é o dia da amizade
Nesse dia, as pessoas enviam
e recebem mensagem para os
seus "amigos" jurando amizade 
eterna, e muitas vezes, é aquela
falsidade danada! Mas, está 
valendo!... Eu, envio mensagem
para meus amigos sim, é óbvio!
Mas, mando para quem considero,
mando de coração. É claro que muitos 
não respondem, outros ignoram,
mas, fico feliz com aquelas que
retribuem meu carinho, amizade
e amor, e se eu mando, é porque
a pessoa tem um significado para
mim, na minha vida, em algum
momento, e que ficará eternamente
marcado. Mesmo que me ignorem,
um dia precisarão de mim, e podem
contar comigo, não estou guardando
mágoas, ressentimentos, rancor...
Ressalto que essa data,
20 de julho, é muito importante para mim. Pode ser que outrora
não tivesse nenhum significado, mas, como tudo na vida muda,
houve mudanças, e sempre vou relembrá-la com imenso carinho,
gratidão e amor. Pode ser que muitos nunca compreendam o
motivo de minha postagem, mas, se alguém que conhece os
fatos lê-la, vai se sentir feliz! Eu creio! Pode ser que não leia, 
que nunca frequente meu blog, e se frequentar, pode ser ainda
que nunca comente nenhuma das minhas postagens, independente
do conteúdo, nem na forma anônima! Mas, enfim, essa data 
ficará sempre gravada no meu coração e na minha alma, e assim
quando eu morrer, as lindas lembranças serão levadas comigo
para a eternidade! Nessa vida, passamos por muitos sofrimentos, 
temos muitas tristezas, muitas lutas,
muitos dias de choro e aflição, então, 
do que adianta guardar no coração
as coisas que nos fizeram infelizes,
e levar na alma as marcas das tristezas? 
Por isso, eu sempre levarei as alegrias,
as lições de vida, os momentos de 
felicidades.  As vezes, certos momentos
de felicidades passam - assim como as 
tristezas, os momentos de felicidades 
não são eternos -, e só nos resta uma 
profunda saudade! E, eu aprendi, que
a saudade é melhor que a raiva. Amar 
eternamente, é melhor que odiar e remoer 
os sofrimentos. Pode ser que as adversidades
da vida nos separem! Pode ser que cada
um siga seu caminho! Pode ser que em 
algum momento, não nos lembremos mais 
uns dos outros como antes! Pode ser que
cada um aprenda a ser feliz, mesmo com
tão grande saudade! Mas, lá na frente, 
no futuro eterno, nos encontraremos e 
poderemos viver juntos e felizes! Forever


Dedico esta mensagem...
À quem fez o dia 20 de julho ter significado na minha vida,
À quem compreende parte do que sou, e sabe decifrar parte de mim,
À quem sabe ler nas entrelinhas das minhas falas e decifrar meus olhares,
À quem sabe decifrar os pingos como "iis" 
... e, pode ver em cada palavra aqui escrita, partes de uma 
... História excepcional, linda e digna de pessoas verdadeiras,
À quem serei eternamente solidária,
E, poderá chamar, quando precisar da minha pessoa!
À quem sabe o significado de reciprocidade,
e sente nossos corações ligados dia após dia,
mesmo distante, mesmo sem se falar, 
mesmo sem se ver, independente de tudo!
Enfim, um forte abraço, daqueles!
E, que fique claro que: 
Ich liebe dich
Ik hou van je
Jeg elsker deg
Forever!!!

sábado, 20 de julho de 2013

Dia do Amigo

Olá galera!
Hoje é dia dos amigos, mas, eu não posso publicar nada hoje, porque as circunstâncias me impedem!
Mas, mesmo que seja atrasado, prestarei uma singela homenagem, desde já aviso: Não percam por esperar!
E, por hora, Feliz dia dos Amigos!

Francielle Pajola

terça-feira, 16 de julho de 2013

Passiflora alata, fundo de quintal! A flor!

Boa noite pessoal,
Estive ausente alguns dias, mas, sabem como é: enquanto vocês curtem as férias, eu estou trabalhando, e muito!
Mas, sem mais demoras, quero falar para vocês sobre o maracujá-doce, conhecido cientificamente como Passiflora alata.
Esta é uma espécie nativa da América do Sul, muito comum no Brasil e países vizinhos, como o Peru, Paraguai e Argentina.
Porém, muitas pessoas não conhecem esse vegetal. (Bom, eu conheço, tenho até um exemplar no fundo do quintal).
Para quem nunca ouviu falar é uma espécie muito utilizada na indústria farmacêutica, para a extração da passiflorina, uma substância presente em suas folhas que serve como calmante.
Além do mais, a polpa tem um sabor adocicado, que eu particularmente acho muito bom, porém, dizem que o suco apresenta um sabor enjoativo. (Como nunca fiz o suco, não sei dizer!)
Então, mas, além dessas características citadas, a flor dessa espécie é muito bonita, atrativa, vistosas e perfumadas, podendo servir na ornamentação.
Vale ressaltar que, essa espécie pode ser utilizada como cerca-viva, ótima opção para quem quer manter algo VERDE em sua residência. (Qualquer dia vou publicar algo sobre a importância disso, vocês vão ver! hehehehe..)
Não sei se vocês puderam ler nas entrelinhas que eu estou evidenciando coisas sobre a Passiflora alata, mas, estou aqui para expor um "trabalhinho" que tenho feito!
Para quem não sabe, sou apaixonada em fotografia, infelizmente ainda não tive a oportunidade de fazer um curso (nem tenho uma câmera profissional), mas, tirei umas fotos da flor da P. alata e quero publicá-las aqui para vocês! - heheheh...
Por este motivo o título é "Passiflora alata, fundo de quintal! A flor!", pois realmente é um trabalho de "fundo de quintal" como dizem os americanos.
Vejam abaixo, o resultado de minhas peripécias como fotógrafa!
 
 
  
  
 
 
 
 
Embora eu não entenda praticamente nada de fotografia,
Eu fiz um esforçozinho,
Espero que vocês tenham gostado!
Se quiserem deixar alguma dica (amigos fotógrafos)!
Um forte abraço para todos,
 
 
 
 
 
 
 
 
 


quinta-feira, 4 de julho de 2013

As Estrelas do Mar

Olá, caros leitores!
Hoje, quero transcrever aqui um texto reflexivo que conheci por meio de uma discussão em um mini-curso sobre responsabilidade social.


Analisem a imagem... Se estivesse neste cenário, o que você faria à estrela-do-mar?
Reflita sobre a imagem e esse questionamento, e relacionando com o texto a seguir, faça uma boa leitura!

"Certo dia, um escritor que costumava caminhar pela praia em busca de inspiração, observou ao longe algo a se movimentar. Continuou andando na direção daquela sombra até aproximar-se o bastante para perceber que se tratava de um homem. Quando chegou mais perto, notou que ele juntava as estrelas do mar que haviam ficado presas na areia quente da praia e as devolvia ao mar.
Só então ele se deu conta que havia muitas estrelas do mar espalhadas pela praia. Espantado disse ao homem:
- Você não percebe que há muitas estrelas do mar por aí? Seu esforço não vale a pena. Mesmo que você trabalhe vários dias seguidos não conseguiria salvar todas elas. Então, que diferença faz?
O homem, que ainda não havia parado para lhe dar atenção, pegou uma estrela do mar, ergueu-a e, mostrando-a ao escritor disse:
- Para esta aqui eu fiz diferença. E, devolvendo-a ao mar, continuou sua empreitada. 


O escritor observou aquele homem por mais alguns instantes e chegou à conclusão de que havia encontrado, naquele gesto simples e desinteressado de um anônimo, a inspiração que buscava. E, silenciosamente, começou a recolher as estrelas do mar e a devolvê-las à água."



 Sempre digo aos meus alunos, e também para as pessoas que me cercam que devemos fazer a diferença! Não importa o que você faça, para alguns pode parecer inútil, mas para alguém (ou para algum ser) você estará fazendo a diferença! 
Contudo, não destrua sonhos, não coloque obstáculos, não desestimule, não iluda...!

Espero que tenham gostado!
E, diante do exposto, comecem a pensar em atitudes que pode fazer a diferença!
Um abraço,
Francielle Pajola

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ornitorrinco: estranho e fascinante!

Boa tarde caríssimos leitores,
Venho por meio desta postagem falar de um animalzinho que há muitos anos intrigam os cientistas, o ornitorrinco.
Analisem a foto a seguir:


Conforme a literatura atual, o ornitorrinco (Ornithorhyncus anatinus) enquadrada-se no grupo dos monotremados juntamente com as equidnas. Para quem não sabe (ou não se lembra!), os monotremados constituem mamíferos ovíparos!
Mas, se vocês tiverem analisado a figura atentamente, devem ter percebido que os ornitorrincos apresentam bico e suas patas apresentam membranas, características típicas em aves, porém, apresentam pelos, característica de mamífero. Que confusão, não é?
Não pensem que acabou, para confundir mais ainda, esses animais apresentam glândulas mamárias. Para vocês entenderem, imaginem uma galinha amamentando seus pintinhos! Muito hilário, concordam?
Entretanto, eu os acho lindo! Deve ser fascinante, uma criatura nascer de um ovo, mamar o leite da mãe, ser coberto por pelos, ter bico e pés de pato, morar em buracos na terra, andar como um lagarto e habilmente nadar de olhos fechados. Duvido que vocês consigam tal proeza.
O ornitorrinco é tão fascinante, intrigante, estranho, interessante e tals, que eu quero indicar para vocês um vídeo sobre essa gracinha!
Este vídeo, mostra muitas coisas interessantes sobre os ornitorrincos que, se eu fosse descrever, talvez vocês só compreendessem se eu colocasse centenas de imagens, ou nem assim, então, vamos lá...


Não percam tempo! Preparem a pipoca e ...


Espero que tenham gostado das explanações,
E muito mais do vídeo!
E, principalmente adquirido mais conhecimento sobre
esse misterioso bichinho lendário!
Um abraço,
Francielle Pajola

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Peixe transparente, que fofo!

Boa noite, caro(a) leitor(a)!
Com tanta correria, só hoje me dei conta que tem quase um mês que não publico nada! Mas, agora deu uma boa aliviada nos serviços, então, com certeza, vou publicar muitas novidades, notícias e matérias para vocês!
Hoje, quero falar sobre uma nova espécie de peixe descoberto na Amazônia!
Vejam que fofo:

O Cyanogaster noctivaga foi descoberto durante expedição de três pesquisadores brasileiros e um alemão no Rio Negro, em 2011 (Foto: Arquivo Pessoal/Ralf Britz)

Não sei vocês, mas, se eu encontrasse um peixe desse ai... Nossa, nem sei!!! 
Com certeza, NÃO teria peixe frito no jantar!
Eu, como bióloga, achei o máximo essa espécie, nome científico dessa gracinha: Cyanogaster noctivaga. Nome lindo, não é? Pois é, também achei!
Até 2011, esse peixe super simpático não era conhecido, nem sequer tinha sido citado na literatura científica. Mas, um grupo de biólogos (Manoela Marinho, Mônica Toledo-Piza, George Mattox e Ralf Britz) os encontraram e, eu os parabenizo por isso, pois se trata de uma grande contribuição científica.
Talvez vocês pensem que não tem nada a ver descobrir uma nova espécie de peixe (ou qualquer espécie que seja), ainda mais sendo um peixe transparente, mas, que fique claro, não importa quantas espécies já foram descobertas, ainda temos muito o que descobrir nessa natureza tão fascinante, que muitos ainda teimam em destruir.
A título de informação - aos desinformados - o Brasil tem uma grande biodiversidade de espécies, seja animais, vegetais, fungos, bactérias, protozoários... Enfim, um dia, isso será um tesouro, ainda mais quando a água valer ouro!
Mas, voltando ao peixe... além de ser transparente, o Cyanogaster noctivaga tem hábitos noturnos, por isso recebeu esse nome, onde Cyanogaster significa "estômago azul" e noctivaga refere-se ao hábito de "vaguear noturno". 
E, pasmem, ele tem só dois centímetros de comprimento e morre facilmente - coitadinho!
Para tirar as fotos, o biólogo Ralf Britz teve um "trabalhão" - ainda bem que ele tinha os companheiros para o ajudar - assim, primeiro ele jogou a rede, capturou os peixinhos os quais denominou de "preciosidades" (e, eu concordo com ele!), depois pegou uma colher grande e transferiu os peixinhos para um tanque específico para fotos. 
Vale ressaltar que, ele utilizou a colher para evitar que os peixes ficassem fora d'água um segundo sequer! 
Pois, um segundo fora d´água e os peixinhos ficam assim:
Cyanogaster perde transparência após morto (Foto: Reprodução/Ichthyological Exploration of Freshwaters)

Bom, espero que assim como eu, vocês prefiram ele vivo! Falem sério: Ele é lindo, não é?

Fico aqui admirando estas imagens, e imaginando o quanto deve ter sido lindo essa experiência... Ralf Britz disse que essa é uma estória para contar para filhos e netos, e eu, por hora, conto para vocês!

Ah! Nem, eu quero ver um Cyanogaster noctivaga! 
Ao vivo, é claro! :)
E vocês, caros leitores? Gostariam de ver um peixe transparente?
Ao vivo e à cores?

Espero que tenham gostado da postagem,
Um Abraço,
Francielle Pajola