segunda-feira, 29 de julho de 2013

A origem da coca!

Olá pessoal!
Espero que vocês tenham tido um ótimo final de semana! O meu, graças à Deus, foi muito bom!
Mas, não estou aqui para falar do meu final de semana!

Eu estava aqui, pensando no que escrever! Enquanto estava editando um texto, acabou a inspiração!
Então, resolvi dar uma navegada pela internet, para ver as notícias da semana.
Clica aqui, clica ali! Achei uma reportagem cujo título é "Álcool e folhas de coca ajudaram três incas a 'aceitar' sacrifício, diz estudo.", se alguém quiser ler, fique à vontade, não perca tempo e...
Achei interessante o estudo destacado na reportagem. Para quem ficou com preguiça de clicar ali e ler lá no arquivo original, resumidamente é uma matéria que destaca a questão do sacrifício de crianças e adolescentes no noroeste da Argentina antes da colonização pelos povos incas. 
Eu imagino, que nenhum ser humano normal iria se entregar para um sacrifício. Mas, em 1999 acharam umas múmias lá no topo dos Andes, logo resolveram estudar as relíquias para descobrir os fatos do sacrifício.
Resultado final, descobriram que os responsáveis pela realização do ritual "capacocha" provavelmente servia  uma bebida básica que continha folhas de coca e álcool, para os infelizes!
Daí vem o "blábláblá" contando que as múmias foram expostas em um museu e etc e tal...
Até ai, tudo bem! Eu, inocentemente continuei descendo a barra de rolagem e me deparei com o seguinte comentário "Existia coca cola na época? não sabia kkkkkkkk"!
Ai, eu fiquei de cara! Até reli a reportagem para ver se em algum lugar estava escrito "Coca-cola", e não encontrei! Se vocês encontrarem, por favor me avisem!
Então, eu resolvi fazer alguns esclarecimentos.
Primeiro lugar, a coca, é uma substância retirada de uma planta, nativa na Floresta Amazônica, da família Erythroxylaceae, cujo nome científico é Erythroxylum coca. Sendo assim, a coca sempre existiu!
É um vegetal elegante, vejam as fotos:



Atualmente, em laboratório, são feitos extratos das folhas dessa planta para a obtenção da substância denominada cocaína, que causa dependência e é alucinôgena!
Para quem não sabe, os refrigerantes denominados de sabor "cola" contem em sua composição tal substância ou substâncias similares sintetizadas em laboratórios.
Por este motivo, muitos dizem que as pessoas "viciam" em "coca-cola".
Em tese, apesar de equivocado, o comentário do inocente ser, rendeu uma postagem aqui no meu blog.


Espero que vocês tenham gostado,
Que tenham aprendido algo,
E, enfim, é isso!
Grande Abraço,
Francielle Pajola




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.