Boa tarde, caros leitores.
Com certeza alguns de vocês nunca ouviram falar de Kwashiorkor mas, estou aqui para fazer uma explanação sobre tal assunto.
Boa leitura!
Todos nós precisamos ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Infelizmente, em algumas regiões do Planeta as pessoas passam por muitas dificuldades e não tem condições de diversificar seus pratos.
Em alguns lugares, por exemplo, o milho é a base da alimentação. Daí você pode dizer: Ah! Mas, eles podem diversificar sim... Faz milho assado, milho cozido, milho refogado...! Sim, é claro, podem fazer diversos pratos utilizando milho, mas só tem milho!
E, o problema é que o milho é rico em amido e proteínas, mas carece de dois aminoácidos essenciais - a lisina e o triptofano. Desta forma, nos primeiros meses de vida de uma criança ela se alimenta exclusivamente do leite materno, que contém todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
Mas, ele não vai ficar amamentando na mãe o resto da vida, e nessas regiões mais carentes, geralmente as famílias são numerosas, o que significa um filho atrás do outro.
Assim, ao nascer o próximo irmãozinho, a criança deixa de se alimentar do leite materno e começa sua dieta à base de milho. Aqui entra o Kwashiorkor, doença cujo nome - de origem africana - significa "doença que afeta uma criança quando nasce outra".
A carência de aminoácidos essenciais no milho causa deficiência na criança, que passa a ter os cabelos seco e quebradiços; a pele fica descolorida, fina, descamativa (alteração na pigmentação cutânea); há redução da massa muscular; diarreia; incapacidade de ganho de peso e de crescer; fadiga; edema; dermatite e, enfim há inchaço do corpo - principalmente da barriga - por causa do acúmulo de líquidos nos tecidos.
Essa doença é mais comum nos países subdesenvolvidos.
O tratamento para essa doença é unicamente a dieta adequada, equilibrada, contendo todos os nutrientes essenciais necessários para o desenvolvimento da criança.
E, o que os governos desses países fazem por essas crianças?
O que você sugeriria para tais governantes?
Um abraço,
nossa na sabia disso !!
ResponderExcluirSUGERIRIA QUE DESCEM O PEIXE E A VARA DE PESCAR.
ResponderExcluirOU SEJA, QUE NUM PRIMEIRO MOMENTO DESSE A ESSAS PESSOAS O SOCORRO IMEDIATO, OFERECENDO A ELAS ALIMENTOS QUE POSSIBILITASSEM UMA DIETA EQUILIBRADA OU O MAIS PRÓXIMO DISSO. PORÉM, QUE ALÉM DISTO CONCEDESSE RECURSOS QUE RESULTEM EM AUTONOMIA DESSAS PESSOAS, COMO PLANTIO E CRIAÇÃO DE ANIMAIS.QUE PODERIA SER COM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, POR EXEMPLO.