sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sobrevivendo à base de arsênio

Olá caro leitor,
Esta postagem se refere à uma notícia publicada por ai em 2010, e trata de um caso peculiar no qual bactérias ingerem e incorporam um elemento químico tóxico para organismos em geral.
Leia, e veja como uma descoberta pode moldar novas ideologias! Boa leitura!...



Bactérias da espécie vivem em um lago salgado na Califórnia! As notícias dizem que o lago é estranho - ainda não descobri ao certo porque, mas imagino que é pelo fato de não apresentar condições para abrigar peixes! (isso é uma hipótese minha, de acordo com minhas leituras)! E, assim como o lago, as bactérias que ali vivem são igualmente estranhas. Elas são capazes de ingerir e incorporar o elemento arsênio em seu DNA.
O que se sabe até o presente é que a vida como a conhecemos precisa de seis elementos químicos, o hidrogênio, o carbono, o nitrogênio, o fósforo, o enxofre e o oxigênio! Estes elementos constituem o material genético, as proteínas e lipídios dos organismos vivos. 
Até ai tudo bem... Mas, e agora com essa bactéria que tem a incrível capacidade de incorporar arsênio? Bom, agora é que as coisas começam a ser repensadas pois, os astrobiólogos - profissionais que pesquisam a vida fora do planeta - não vão precisar realizar suas pesquisas só nos planetas que possuem elementos semelhantes ao da Terra...
Logo, se essa cepa de bactéria, que é conhecida como Halomonadaceae tem dupla capacidade, assimilando fósforo ou arsênio, por que não supor que em algum lugar no universo existam formas de vida mais flexíveis?



Espero que tenham gostado da minha explanação,
Um grande abraço,

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.