Olá caros leitores,
Você pode ter se assustado com o título, muitas pessoas não sabem da existência de aves venenosas. Mas, elas existem. E nesta postagem quero falar para vocês sobre uma em especial: o Pitohui!
Boa Leitura!
Esse elegante pássaro da foto acima se chama Pitohui (Pitohui dichrous), vive na região da Papua-Nova Guiné, e dentre as oito espécies de aves sabidamente venenosas é o mais famoso.
Em 1989 o biólogo Smithsonlan Jack Dumbacker capturou um exemplar desta espécie e percebeu que seus dedos ficaram dormentes após ter tocado suas penas. Mas, essa descoberta foi feita antes por integrantes de tribos da região que perceberam que se sentiam mal quando ingeriam pássaros da espécie. Atualmente, quase não utilizam esse lindo pássaro na culinária, pois para prepará-lo é preciso certo cuidado, além do mais, alegam que são intragáveis!
O veneno está nestas vislumbrantes penas e na pele também. É uma neurotoxina muito similar à batracotoxina encontrada nos sapos dendrobatídeos da América do Sul.
Pesquisadores acreditam que a presença da neurotoxina nas penas e na pele das aves do gênero Pitohui seja um mecanismo de defesa contra seus predadores, além de servir como repelente contra ectoparasitas.
Os cientistas acreditam que essa toxina provém de pequenos insetos que fazem parte do cardápio dessas aves.
E, seguindo o modelo de outras espécies venenosas, o Pitohui tem essa viva coloração justamente para advertir aos seus predadores. É como se dissessem: "Cuidado comigo!".
Pitohui é considerado o "lixo das aves" pelos integrantes das tribos de Papua-Nova Guiné. Mas, isso é bom, pelo menos eles não vão ser caçados até extinguirem, você não acha?
Espero que tenham gostado das explanações sobre essa linda ave!
a natureza se defende.
ResponderExcluirE como... Cada um com seu mecanismo!
ExcluirA natureza é linda! E, super inteligente!