Olá caro leitor,
Essa postagem se refere à uma notícia bem recente - abril de 2013! Achei muito interessante, por isso resolvi fazer menção dela aqui! Vale a pena conferir... Parece nojento mas, eu garanto, é uma notícia e tanto!
Vírus, bactérias, protozoários, parasitos em geral... vários organismos podem causar diarréia, dentre os diversos podemos citar , Entamoeba histolytica, Giardia lambia, Escherichia coli, Shigella, Salmonela, rotavírus, citomegalovírus! Praticamente toda população mundial já passou por desconfortos decorrentes das diarréias...
Quando as diarréias são causadas por organismos - tem pessoas que ficam com diarréias de tanto comer doce, ai é outra história! -, pode ser que as bactérias que vivem no nosso intestino (e nos prestam grandes favores) sejam insuficientes para combater os organismos invasores, contudo, se o caso se agravar, o paciente começa sofrer com desidratação, então é preciso procurar um profissional para que este possa indicar um medicamento apropriado.
Porém, nem sempre os medicamentos são eficientes pois, os organismos evoluem, são selecionados!
Um exemplo, é a bactéria Clostridium difficile (que também causa diarréia no indivíduo)! Essa "bacteriazinha" é oportunista, com capacidade de sobrevivência em locais desprovidos de oxigenação e ainda são resistentes aos antibióticos. Logo, mesmo sendo medicado, as bactérias continuam a proliferar desordenadamente no intestino da pessoa!
Mas, foi publicado na revista "The New England Journal of Medicine" um estudo holandês que pode estar trazendo a resolução dessa problemática: o transplante de fezes...
Como é isso?
Simples, as bactérias oportunistas causam um desequilíbrio na flora bacteriana do paciente, e as bactérias benéficas que vivem no intestino não conseguem combatê-las. Então, é realizado no paciente uma lavagem intestinal e fezes de indivíduos normais - nesse caso, sadios -, são transplantadas por meio de uma sonda que vai do nariz até o estômago ou até o intestino delgado. Lembre-se que, as fezes do indivíduo normal está repleta de bactérias benéficas...
Então, os autores desta pesquisa, concluíram que o transplante de fezes de um indivíduo saudável para outro com infecção intestinal grave pode reequilibrar rapidamente a flora bacteriana, o que muitas vezes não é controlado com antibióticos, já que a Clostridium difficile é bastante resistente.
Estão dizendo ainda, que esta técnica já foi usada em 500 pessoas em todo o mundo, como último recurso para combater esse tipo de infecção.
O jornal "The New York Times" fez uma publicação alegando que 300 mil americanos ficam doentes em hospitais por ano em decorrência do Clostridium difficile e 14 mil morrem anualmente. Isso porque cepas cada vez mais tóxicas têm surgido, e os custos de tratamento ultrapassam os R$ 2 bilhões a cada ano.
E, como na ciência, novas descobertas geram novas dúvidas, ainda é preciso pesquisar quais bactérias do intestino têm poderes "curativos", já que o órgão contém centenas ou até milhares de tipos de micro-organismos.
Espero que tenham gostado!
Abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.