Boa noite, caros leitores!
Sabe que o meu título até rimou! Heheh
Então, quero falar para vocês hoje sobre o "Caseum amigdalar".
Acredito que somente pela expressão vocês não saibam do que se trata, mas, vamos analisar...
Veja essa imagem:
Ai meu Deus... O que é isso?
Vou explicar, não se apavore! Calma, please!
Essa é a foto da garganta de alguém! e "Caseum amigdalar" são aquelas coisinhas brancas que estão bem evidentes na foto.
E, aí? Captaram?
Não precisa ficar com vergonha se você já teve isso ai! Tem um odor desagradável, incomoda, mas, 90% das pessoas já tiverem ou tem o cáseo (como também é chamado). Esse nome "caseum" vem do latim, significa "bolinhas de queijo".
Quero pedir que vocês não fiquem com nojo do queijo, de preferência nem se lembre do cáseo na hora de degustar o queijo. Infelizmente, o método de comparação é muito bom para que vocês possam compreender a Biologia.
O cáseo, também chamado de amigdalite ou tonsilite crônica caseosa é formadas por restos de alimentos que ficam nas criptas amigdalianas. Geralmente causa uma sensação de desconforto ou irritação freqüente da garganta, sem contar que esses cáseos amigdalianos vão se soltando, mas, enquanto isso, a pessoa apresenta halitose, hiperemia, hipertrofia das amígadas, as vezes, até mesmo hipertermia. Mas, tirou, acabou!
Essa enfermidade pode aparecer em qualquer idade, e não existe tratamento econômico, simples e seguro.
Uma solução é utilizar antiinflamatórios, gargarejos com soluções salinas - se quiser fazer esse processo com enxaguantes bucais também, é uma tática eficiente.
Ah! Você também pode falar uma "cirurgiazinha" e retirar as criptas amigdalianas que são as cavidades onde se formam o cáseo.
E, aí? O que acharam?
Ah! As palavras que estão em negrito e italico deixei para vocês
descobrirem o significado! Heheh...
E você? Já teve caseum amigdalar?
Como você tem tratado essa problemática?
Francielle Pajola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.