terça-feira, 20 de agosto de 2013

Volta às aulas: grandes desafios!

Bom dia galerinha!


Hoje voltamos com tudo!
 Aliás, alguns gostariam que as férias fossem eternas mas, tem aqueles que estavam ansiosos para voltar à escola. Eu só espero que, essa ansiedade não seja só para rever os amigos e colegas, fazer bagunça e dar trabalho para os professores, e sim, que seja para adquirir conhecimentos, se informar, se preparar para competir no mercado de trabalho e para o vestibular.
Afinal, uma pessoa que recebe educação apropriada será sempre um destaque, não importa onde esteja! E, um país cujas pessoas adquirem conhecimentos, estão mais aptos para lutar pelos seus direitos e exercer seus deveres.
Então, enquanto vocês tiveram 30 (ou mais) dias de férias, eu tive somente uns quinze (ou menos), mas, vale ressaltar que nos meus poucos dias, eu preparei grandes surpresas para meus alunos queridos!
Com certeza, nos bimestres que ainda faltam, vamos ter inúmeros momentos juntos, com muita coisa para discutir e aprender - vocês sabem que eu aprendo com vocês, e espero que vocês aprendam comigo!
Essa postagem, além de ser uma forma de dar boas vindas à vocês é um momento no qual vamos contar um pouquinho de nossas férias vinculando fatos com a nossa tão amada (odiada) disciplina de Biologia.
(Ah! Vamos utilizar muitas mídias nesses bimestres, tanto o blog como as redes sociais, quanto outras que sejam necessárias e possíveis).
Não é preciso contar "tintin" por "tintin" como foram suas férias (também não me invente de escrevê-las em dez linhas), basta contar um acontecimento e associá-lo com a Biologia. (Ai meu Deus, ela é louca! Como é complicado fazer isso!!!)
Que nada pessoal, vou dar umas dicas para vocês e verão o quanto é fácil!
Vocês podem evidenciar um fato qualquer... Por exemplo, suponha que você tenha ido na praia e esqueceu de passar bloqueador solar, ficou horas no sol, se queimou pacas, ai você pega esse fato das queimaduras e faz uma pesquisa para descobrir a importância do bloqueador solar para sua pele durante a exposição o sol, ou, quais os prejuízos das queimaduras para sua pele, ou ainda como agem os raios solares na sua epiderme.
Quer outro exemplo? Suponha que você foi em alguma festa, comeu tudo que tinha direito e mais um pouco, em seguida, ficou com uma baita dor de "caganeira"... Você conta o fato e busca uma explicação científica para seu "dilorimento"! 
Se quiserem colocar uma foto - vai que você achou um bicho ou uma planta interessante e resolveu fotografar e falar aqui no blog - basta enviar, ou me procurar pessoalmente para me passar!
Essa é uma forma de evidenciarmos momentos legais (ou não) que tivemos e descobrirmos como a Biologia pode estar interligada com nossa vida! Além do mais, é uma forma de interagirmos, e aprendermos a utilizar espaços virtuais!
(Não esqueça de se identificar, seguindo a sugestão para inserir comentário!)


Grande abraço,
Francielle Pajola



Comente com o Facebook:

78 comentários:

  1. Laline Alves Ribeiro 1 ano A11 de agosto de 2013 às 12:41

    Minhas férias eu passei em casa mesmo, não sai pra nem um lugar diferente, mas tive bastante tempo pra cuidar das minhas plantas e animais. Eu acho que nesse tempo o que posso associar a biologia é as plantas, pois tenho uma orquídea e lembro que estudamos que essas plantas vivem em árvores em busca de abrigo e não como parasitas, elas realizam normalmente a fotossíntese,não dependendo de outra planta pra gerar alimento. É isso na minhas férias que se associa a biologia, se vocês souberem de outras coisas normais do dia-a-dia que se associam me falem pois não sei.Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laline,
      Fico feliz que você tenha se lembrando dessa associação, sinal que você realmente aprendeu nas aulas sobre epifitismo...
      E, saiba que tudo pode ser associado a Biologia... Se pararmos para pensar, a biologia faz parte de nós!
      Parabéns pela postagem,

      Excluir
  2. Paulo Henrique Pereira Costa Muniz13 de agosto de 2013 às 13:53

    As férias é um período do ano em que tentamos de certa maneira nos desligar do mundo e de tudo que cerca nosso cotidiano que cada vez mais anda atribulado e corrido, porém, mesmo estando de férias podemos adquirir e assimilar novos conhecimentos que podem serem muitas vezes utéis ao nosso cotidiano ou até mesmo para nosso conhecimento geral. Há alguns meses atrás participei de um Dia de Campo cujo tema foi Fruteiras do Cerrado, realizado em uma propriedade demonstrativa em São Miguel do Passa Quatro/GO, onde esteve presente diversos palestrantes dentre eles o Dr. Nei Peixoto cordenador do Mestrado de Produção Vegetal da UEG – Unidade Ipameri, que na ocasião mencionou vários estudos realizados pela Instituição no que se diz respeito a produção de frutíferas do Cerrado. No decorrer de sua palestra apresentou diversas espécies encontradas no Bioma, porém o que chamou a minha atenção como a dos demais participantes foi a menção feita sobre a ocorrência de uma espécie de Guabiroba, que possui o nome científico: Campomanesia xanthocarpa Berg em nossa região. Tal espanto se deu, pois a espécie diferentemente da forma mais conhecida por nós que apresenta porte baixo e rasteiro, ela apresenta porte de até 4 metros de altura, conhecida popularmente como Guabiroba de árvore. Essa descoberta ocorrida durante a palestra me despertou a curiosidade de conhecer tal espécie pessoalmente. Durante as últimas férias como de costume estive no Sítio da minha Avó, onde há uma área na qual buscamos preservar o Cerrado existente, podendo assim encontrar inúmeras espécies nativas. Aproveitando a oportunidade realizei uma visita com o intuito de encontrar a éspecie que tinha ouvido na palestra, a partir dessa visita a campo pude constatar que na área possui inúmeros exemplares da espécie de Guabiroba de grande porte mencionada na palestra o que ocasionou espanto por falta de percepção da mesma no dia a dia . A Guabiroba é uma espécie do Cerrado muito apreciada pois produz um fruto muito saboroso que apresenta um alto teor vitamínico que pode ser consumido in natura ou mesmo processado em forma de sorvetes, licores e geleias. Enfim o Bioma Cerrado é um caso a parte e a cada dia nos surprende com sua importância e sua rica Biodiversidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,
      Muito interessante sua observação Paulo Henrique... Fico feliz em perceber que você faz associação dos assuntos que aprende com seu cotidiano... É de grande valia!
      Abraços,
      Sucesso

      Excluir
  3. Minhas férias foram até interessantes tirando a parte em que eu não fui viajar mas tudo bem...Uma coisa que me impressionou muito nessas férias foi em um final de semana que eu fui pra fazenda era domingo á noite e eu estava sem sono então resolvi sair da casa e ir para a varanda e observar o céu.
    Foi quanto eu tive uma surpresa uma linda Lua Cheia,espetacular que eu nunca tinha visto uma Lua tão linda como aquela, fiquei com a imagem da Lua na cabeça,tentei tirar foto mas como se diz as coisas mais lindas pode ser vista apenas com os olhos e a foto ficou péssima então tive que me contentar.
    Então me bateu a curiosidade de ler sobre a Lua cheia então eu vi que no mês de julho ela estava mais brilhante e ainda não tinha nenhum fato relacionado a isso na internet mais consegui achar informações incríveis sobre a Lua Cheia e seus segredos.
    Uma delas foi que no mês de junho ocorreu um fato histórico que acontece uma vez ao ano que pode se ver a "Super Lua" á olho nu.O fenômeno acontece uma vez por ano, quando a fase de Lua Cheia ocorre perto do perigeu, ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra. Nestas condições, a Lua Cheia é maior e mais brilhante.
    Então nas minhas férias um simples fato de olhar para o céu me trouxe uma vontade enorme de ler e tentar entender como é linda a Lua.
    Então esse foi o meu relato sobre alguma coisa que ocorreu comigo nas férias ligado a biologia.
    Abraços,grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luíza!
      Nossa, observar o céu é uma coisa muito incomum nos dias atuais...
      Creio que muitos jovens nunca sequer se interessaram em contemplar as belezas que a noite reserva...
      Parabéns pela postagem,

      Excluir
  4. No começo das minhas ferias, tive uma experiencia bem desagradável...
    Eu estava pronto para ir para a fazenda do meu avô, quando peguei uma virose.Sentia mal estar, tinha que ir varias vezes ao banheiro e se comia alguma coisa, era o jeito chamar o "OOOHHHH"... Mas depois de muito repouso, soro caseiro e uma injeção, melhorei.
    Com base nessa experiencia, pesquisei e descobri que as viroses são causadas por vírus. No meu caso, foi uma virose gastrointestinal, onde esta relacionada a uma das doenças mais comuns transmitidas por vírus.
    As viroses gastrointestinais podem ser pegas por meio da alimentação contaminada, água contaminada e no contato com secreção de pessoas contaminadas.
    O ideal para combater esse tipo de virose é tomar bastante líquido, como o soro caseiro e água filtrada, e evitar comidas gordurosas e de difícil digestão nesse período.
    Existe um tempo máximo de vida do vírus no nosso organismo, até que nosso sistema imunológico o destrua.

    Giovanny Alves Barbosa
    1° ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante Giovanny...
      Embora eu fique triste pela virose ter atrapalhado seu passeio, fico feliz que você tenha tomado as medidas necessários para se libertar logo da enfermidade e no final ainda aprendeu coisas legais sobre a virose, para poder compartilhar aqui no Blog... Ah! Vale ressaltar que no ano que vem, você vai aprender sobre as viroses e diversas outras doenças...
      Sucesso,

      Excluir
  5. Em alguns dias das minhas férias fiquei bastante exposta a poeira, isso me causou uma irritação no sistema respiratório e uma breve alergia. Com isso, procurei me informar que a inalação da poeira pode apresentar efeito imediato, como uma irritação do nariz e garganta.
    Algumas partículas da poeira quando inaladas no trato respiratório ficam retidas nos pelos do nariz, nos brônquios e nos bronquíolos, portanto é bem provável que as partículas menores atinjam as partes profundas dos pulmões, assim se tornam ainda mais perigosas quando ingressam nos alvéolos pulmonares onde é feita a transferência de oxigênio.

    Ketlin Cristina da Silva
    1° ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ketlin,
      Que interessante sua postagem... Muitas pessoas desconhecem esse fato... E nesse período de férias, principalmente aqui na nossa região, o clima fica muito seco, venta muito e acaba provocando diversas alergias no trato respiratório... Algumas pessoas apresentam dificuldades para respirar, enfim, é um caos...
      Eu particularmente tenho alguns problemas, inclusive faringite...
      Super abraço,

      Excluir
  6. Adriel Marcelina Silva 1º ano A14 de agosto de 2013 às 21:51

    As minhas férias... já comecei bem!!! trabalhei uma semana dando revisão em plantadeiras.
    Em alguns fins de semana eu fui pescar com meus tios e amigos.
    Na penúltima semana eu fui para UBERLÂNDIA-MG aonde eu me exercitei muito no parque Sabiá, andei mais de 1O KM metade andando e a outra correndo. Ufaaa!! Foi uma canseira mais valeu a pena o organismo ficou melhor no funcionamento.
    Já no último fim de semana eu fui pra FRANCA-SP onde passei alguns dias com meu tio, foi muito legal.
    No fim das férias eu fui na expo campo pra curtir os meus últimos dias de descanso e assim voltar às aulas com mais disposição.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Adriel!
      Que férias trabalhosas em? Mas, é bom que você exercitou!
      Alias, queria te sugerir que repita suas atividades no Parque do Sabiá sempre, mesmo que não seja no parque, as atividades que você realizou são de suma importância para o funcionamento do organismo.. E, é bom realiza-las com frequência...
      Sucessos,

      Excluir
  7. Nas minhas férias eu fui na cavalgada da Expo Campo e tive que utilizar bastante protetor solar, devido ao sol que estava muito quente.
    O protetor solar ou filtro solar serve para proteger a pele contra a radiação ultravioleta do sol, que pode danificar a estrutura da pele.
    Em geral, os filtros solares mais fortes combinam a proteção física que tem a capacidade de refletir a luz, ao mesmo tempo que a proteção química absorve a radiação ultravioleta,evitando que a pele a absorva, protegendo contra os raios UVA e UVB.

    Raiane B. Esrael
    1° anoa "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raiane,
      Olha, parabéns por se lembrar do filtro solar... Além de ser muito importante na proteção da cútis ainda previne o envelhecimento... Ótimo comentário...
      Abraços,

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a única coisa que estou lembrada que aconteceu nas minhas férias e posso que posso associar à biologia foi no laboratório onde trabalho (LaboSiq).
      Ao colher o sangue de um paciente para fazer seus exames colocamos uma parte dele em um tubo com anticoagulante e a outra parte em outro tubo, mas sem anticoagulante. O sangue que estava no tubo com anticoagulante não houve transformações... já o que estava no tubo sem o anticoagulante após alguns minutos ocorreu mudanças químicas (coagulou)

      Excluir
  9. Minhas ferias começaram um pouco chatas, fiquei em casa assistindo TV e aproveitando para descansar.
    No final de semana meus familiares foram lá pra casa, e a gente foi pescar na barragem.
    Lá podemos ver que Usina Hidrelétrica trouxe vantagens, como a utilização de um recurso natural renovável e de custo zero (a água), mais também trouxe varias desvantagens , por exemplo, alteração na paisagem, grandes desmatamentos, com prejuízos a flora e à fauna, imundação de áreas verdes, aumento da evaporização e da umidade relativa do ar, defeitos técnicos.
    Então em vez de causar tantos prejuízos a natureza ,a ser humanos não pelas fontes de energia alterativa, como a energia geotérmica e energia eólica, energia da biomassa.
    Assim a natureza agradece.
    Samara Cardoso.
    1° anoa "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samara,
      Que legal sua análise! Realmente a Usina Hidrelétrica trouxe bastante prejuízos ao meio ambiente... Já li vários trabalhos sobre as desvantagens que essa construção trouxe, porém, nem todas as pessoas pensam assim...
      O legal é que as empresas relacionadas com a construção dessas hidrelétricas sempre desenvolvem projetos voltados para a preservação, mas, somente minimizam os danos...
      Abraços,

      Excluir
  10. Oiii Francielle, As minhas férias foram legais na quarta semana fui viajar pra minha avó no interior de São Paulo e o tempo esta bom fazia sol mais depois de 2 dias(eu acho)o tempo mudou bastante tava muito frio e era o dia inteiro frio e as vezes chovia não dava nem para aproveitar cheguei ate ouvir no noticiário que ir gear em Goiás mais depois o tempo começou a voltar ao normal e não demorou muito já estávamos em casa e na volta pra casa o tempo e a vegetação estava seco(odeio).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Isabelaaa!
      Primeiramente, que foto legal você colocou no seu perfil, sempre sorridente né?
      Achei interessante o fato de você ter evidenciado a seca, sinal que você observa a natureza! Continue apreciando-a, afinal, ela é uma das maiores riquezas que o Planeta possui! E, biologia sempre em nossas vidas... kkkkk...
      Bjim,

      Excluir
  11. Oiie. Minhas ferias foram ruins, na primeira semana recebo a noticia que meu primo morreu num acidente de carro fiquei muito abalada pois um mês atras minha avó paterna também veio a falecer, fiquei bastante triste pois nunca tinha perdido entes queridos, chorei muito não consegui dormir isso fez com que no dia seguinte meus olhos ficassem vermelhos e ardentes. No final de semana seguinte fui visitar minha tia em Caldas Novas foi muito tenso tudo parecia ser um pesadelo e que ele estava bem, só que infelizmente não. Passei duas semanas em Pires do Rio passei mau da mesma forma que dois primos meus acho que foi uma virose. A unica coisa boa mesmo foi o rodeio (mesmo com o frio) e também pela minha madrinha por ter vindo passar alguns dias aqui em casa.
    Charliny Dias. 3º Ano 'A'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Charliny,
      Primeiramente, meus sentimentos para com você e sua família! Realmente, suas férias foram conturbadas, mas, espero de coração que as próximas férias, que não estão tão longes assim, seja maravilhosa... Quanto a virose, cuidado com as coisas que ingere!
      Bjim,

      Excluir
  12. Nas minhas ferias fui pescar no Rio São Marcos eu e minha família, meus tios e alguns colegas,foi um domingo de sol bem quente onde tivemos que usar protetor solar e chapéu para nos proteger dos raios solares e repelente para evitar picadas de insetos e ao final do dia já era hora de virmos embora então juntamos todos os lixos (papeis,latinhas e garrafas pet) para não degradarmos a natureza.
    Rafael Pereira de Melo 1º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      Nossa, parabéns... Dificilmente vemos pessoas tomarem a iniciativa de recolher os resíduos gerados após uma festa, ou um dia de camping...
      Enfim, parabéns,
      Sucesso,

      Excluir
  13. No meu primeiro dia de ferias comemorei meu aniversario com meus pais , tios , minha avó e minhas amigas , no outro dia fui para o colegio tirar algumas fotos e arrumar algumas coisas que estava faltando para fazer o orçamento do meu projeto para a feira de ciencias da escola.
    No outro dia fui arrumar minha mala pra ir viajar para Porto Seguro com meus pais , saímos no outro dia cedinho,conheci a cidade dos meus ancestrais Paracatu-MG , e mais algumas outras cidades vi bastante paisagem diferente , a mudança do clima da pra ser percebido na hora , como sou acostumada com o clima mais temperado e lá na Bahia é muito seco tive uma certa dificuldade para respirar e também tenho alergia a mudança de clima muito brusca, ja viu né!?
    Chegamos a Porto Seguro no dia 5, achei muito interessante lá as 17:30 já tava bem escuro , nossa sentir aquele ventinho gostoso que faz à noite à beira mar foi tudo de bom , no dia seguinte fui conhecer o mar e como todo goiano e principalmente do interior tive que experimentar a água do mar para ver se era salgada mesmo , hahahahahaha e é viu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito salgada. Mas como a pessoa aqui é muito inteligente esqueceu de passar protetor e me queimei toda e infelizmente passei mal até com alergia do clima e da água do mar.Fiquei lá até o dia 10 e vim para Campo Alegre. Acho que foi só isso que aconteceu comigo nas minhas ferias que esta relacionado com a Biologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joslaine!
      Muito interessante suas férias!
      E, mudando de clima é complicado... Já sofri muito com isso! Ainda mais no Norte e Nordeste que o clima é mais seco, faz um mal danado para nós!
      Acredita que nunca experimentei água do mar... Senti na pele que ela era salgada... kkkk.... Sem contar que a maresia acabou com meus cabelos! Enfim, foi trágico! E, nas minhas viagens eu descobri que quanto mais ao norte estivermos, mais salgada será a água do mar... Como nunca experimentei, não posso afirmar com convicção... Mas, pelo menos as águas no sul fizerem menos estrago em mim do que as águas do nordeste...
      Abraços,

      Excluir
  14. Leitores do Blog da nossa maravilhosa professora Francielle,nessas férias, infelizmente, não aconteceu nada diferente, que me surpreende-se assim, porém percebi que algumas coisas estão relacionadas com a Biologia. Como alguns podem perceber, eu e meus amigos gostamos bastante de ir para a fazenda nas horas vagas. Então, nas férias fomos muitas vezes para a fazenda, nos relacionamos com os animais, com as plantas, enfim, com o ambiente natural!Como não maltratei nenhum animal, não desmatei, pelo contrário, plantamos algumas árvores na fazenda, adubamos uma pequena plantação de Maracujás,cuidamos bastante da horta,e também plantamos uma pequena porção de milho, acho que, contribuímos bastante com a ecologia.
    Como gostamos bastante de andar á cavalo, em alguns dias, preferimos andar aqui na cidade á cavalo, ao invés dos meios de transportes mais convencionais,com isso, poluímos um pouco menos.
    Em grande parte da férias convivi muito com as plantas, devido á minha madrinha ter uma floricultura. Observei bastante como cuida-las e também como cultiva-las ! Certas plantas necessitam de um pouco mais de água, já outras nem tanto; umas necessitam do calor do sol e claridade, outras não sobrevivem com o mesmo ato.
    A mudança de clima durante o período das férias foi constante. Devido á isso, ocorreu algumas reações em meu organismo, como uma gripe comum e também uma desidratação.
    Devido ao fato de, ter me exposto muito ao sol, também ocorreram algumas reações, como descamação da pele,e um ressecamento constante pelo não uso do bloqueador solar.
    Bom, como todos podem perceber, a Biologia faz parte da vida e de tudo o que fazemos, por mais pequeno que seja, então nunca podemos dizer que não gostamos da Biologia, pois o próprio nome diz: "VIDA".
    Enfim, espero que todos tenham gostado da minha explicação sobre a relação da Biologia em minha férias, que nada mais é do que viver ! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Mariana!
      Ótima abordagem... Amei essa parte que você disse que todos devem gostar de Biologia! Eu amo! Vocês sabem, não é mesmo?
      Então, no ano que vem vocês vão estudar sobre as plantas, e verão o quanto essa área é interessante... E, desde já, você está levando uma carga de conteúdo prático interessante para ser discutido com seus colegas que provavelmente não tiveram a mesma experiência que você!
      Um abraço,

      Excluir
  15. Vou falar um pouquinho da minhas ferias!!!!!
    No inicio das minhas ferias não foi muito bom pois,só fiquei em casa, mas no meio do mês fui viajar,visitei meus familiares em Buriti Alegre-Go passeie bastante,la fui visitar um belo jardim,onde tinha varias plantas uma mais bonitas do que as outras,mas tarde fui,para o clube passei um protetor solar, para me proteger do sol,que e perigoso para o ser humano e causador de Câncer de pele.
    Também teve algumas mudança no clima como o frio, que esta constante em nossa cidade me ocorreu uma mudança o fato de esta doente e hoje estou muito feliz porque meus primos estão aqui !!!!! e isso e um pouquinho das minhas ferias espero q goste !!!! :)
    Nármada Fernanda 1º ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nármada...
      Ufa, que bom que suas férias progrediram e você não precisou ficar só em casa... Ótima iniciativa a sua em observar plantas e utilizar protetor solar, espero que você sempre faça uso desde produto que como você mesma disse, é uma forma de prevenção...
      Abraços,

      Excluir
  16. Minhas ferias no inicio do mês foi muito ruim tive a perda de um primo muito querido.
    Depois todos os finais de semanas eu ia pra Pires do rio ,passei uma semana por lá aproveite muito pra descansar bastante , quando eu voltei pra fazenda fiquei atoa em casa então fui descolorir.
    A reação em que o produto químico age e muito rápido e eficaz tornando mais fácil o clareamento dos pelos .
    Só isso que aconteceu comigo nas minhas ferias que esta relacionado com a Biologia
    Karina Dias
    1° ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina! Primeiramente, meus sentimentos pela perda de um teu ente querido!
      Bom, descolorir não é uma coisa legal! Eu não acho... Não sei se você fica no sol para potencializar a reação dos produtos, mas, é provado cientificamente que os produtos utilizados na descoloração dos pelos podem causar câncer... Procure se informar...
      Abraços,

      Excluir
  17. Bom as minhas ferias não teve um bom começo pelo fato deu perder um parente querido que foi meu primo, eu ficar umas semanas na casa da minha avó lá ela e eu fomos para o centro mais como o sol estava quente é minhas pernas é braços trincados tive que passar um bloqueador solar para me proteger do sol que estava muito quente podendo causar até câncer de pele depois do bloqueador solar passei um creme hidratante logico para hidratar minha pele.
    Então falei um pouco sobre o que eu fiz em comum com a biologia nas minha ferias, Obrigado
    Kamila Dias De Oliveira 1º ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila!
      Mais um vez, meus sentimentos pela perda do teu ente querido!
      E, parabéns pela iniciativa de cuidar da sua pele... Hoje em dia muitas pessoas não ligam muito com isso, mas, podemos ver no nosso dia-a-dia pessoas mais velhas que não cuidaram de suas peles e hoje apresentam a pele manchada, e em alguns casos cânceres, causados pela alta exposição ao sol.
      Abraços,

      Excluir
  18. Bom vou falar um pouco sobre minhas ferias no começo não foi nada boa porque tive a perda de um parente querido meu primo, passando algumas semanas fui ficar uma semana com a minha avó lá ela e eu fomos para o centro mais como o sol estava quente tivemos que usar bloqueador solar para nos proteger do sol que por causa dos raios ultra-violeta pode causar câncer de pele como todo mundo sabe...
    Então aqui falei um pouco do que minhas ferias teve de comum com a biologia. Obrigado
    Kamila Dias de OLiveira 1 ano "A"

    ResponderExcluir
  19. Nas minhas ferias fiquei só em casa e minha mãe mandava eu fazer almoço todos os dias para ela.Porem muitas vezes quando eu estava com pressa acabava me queimando. E as queimaduras eram de segundo grau, pois levantava bolhas.
    Letícia Rossetto dos Santos 1 ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Espero que com essa maratona de cozinhar todos os dias das férias tenha possibilitado um bom aprendizado... Com certeza você agora não se queima tanto, e faz comidas excelentes... E, cuidado com as queimaduras para não deixar manchas na sua pele...
      Um abraço,

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Minhas ferias foram legais pois fui para a fazenda quase todos os dia para cuidar do gado e de alguns a fazeres,e todas as vezes tive de passar protetor pois o sol estava muito quente. E tambem fui em augumas cavalgadas e o mesmo aconteceu.
    álvaro pires. 1 anoA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante Álvaro!
      Sinal que você tem muita experiência para relatar em sala...
      Abraços,

      Excluir
  22. Um fato que aconteceu nas minhas férias que eu acho que pode ser associado a biologia foi uma crise de asma alérgica que eu tive.Ela causa inflamação nas vias respiratórias deixando a passagem do ar apertada dando muita falta de ar.As principais causas da asma são a poeira, pêlo de animais,mudança de tempo e a própria gripe.Pode ser considerada incurável,mas pode ter tratamento com remédios e uma vida saudável.Bom foi isso que me aconteceu e já estou bem porque durou apenas uns 4 dias.Um abraço!!!
    Kênia Mendes 1º ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kênia...
      Que bom que durou pouco essa crise asmática... Não é uma infecção nada fácil... Mas, agora você já se informou sobre suas causas e já pode se prevenir...
      Um abraço,

      Excluir
  23. Alexandre Pereira de Melo.18 de agosto de 2013 às 21:04

    As minhas ferias foram bem legais, mas foi melhor ainda quando eu e minha família fomos pescar, só que tudo acontece imprevistos e um deles é que levei de 3 á 4 picadas de marimbondo e outra eu sou alérgico a picada de insetos e com isso procurei me informar, que a alergia causadas por picada de inseto,gera sintomas como vermelhidão no local e intensa coceira. Alguns indivíduos podem ter uma reação alérgica exagerada, caracterizada por queda da pressão arterial e extrema dificuldade em respirar, devido ao edema de glote. Nestes casos, a reação é muito rápida e o indivíduo deve ser levado para o hospital o mais rápido possível, pois existe o risco de morte por asfixia. no meu caso o lugar da picada foi ficando cada vez mais inchado. Para o tratamento dessa alergia, recomenda-se passar gelo no local por até dez minutos, o gelo vai promover uma vasoconstricção e diminuir a inflamação, ou então usar creme à base de corticoide, de 2 a 3 vezes ao dia, por 5 dias, é suficiente para tratar a alergia.

    Alexandre Pereira de Melo.
    1° ano "A".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre...
      Que interessante seu relato... Realmente a picada de insetos pode acarretar diversas consequências aos organismos que apresentam alergia... Mas, que bom que tudo correu bem com vc...
      Parabéns pelo comentário,

      Excluir
  24. Bom minhas ferias foram ótimas, com grandes risadas e brincadeiras, tirando a mudança de clima durante o período das férias foi constante. Devido á isso, ocorreu algumas reações em meu organismo, como uma gripe comum e também uma desidratação. Mas forra isso foi tudo muito ótimo.
    1º ano B
    Thauany Cândida Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Thauany...
      Realmente, esse tempo seco não é brincadeira... Ainda bem que agora, todos estão bem... Só cuidar para que nas próximas férias não tenhamos os mesmos sintomas e infecções...
      Abraços,

      Excluir
  25. Minhas ferias não foram nada interessantes, pois passei todos os dias dentro de casa. Mas no final das ferias um vírus me atacou, minha avo falava que era resfriado e minha mãe dizia que era uma gripe. Porem depois procurar em vários sites, eu aprendi a diferença entre os dois: O resfriado é uma infecção simples do trato respiratório superior - acomete o nariz e a garganta, durando de poucos dias a poucas semanas. Já na gripe os tecidos respiratórios ficam inchados e inflamados. O vírus vai para a corrente sanguínea, e nesta fase os primeiros sintomas começam a surgir. O processo de replicação continua por alguns dias, até que o sistema imunológico do corpo começa a atacar. E começamos a sentir febre, dor de cabeça, tosse, dores no corpo, coriza, etc.. E resumindo que no final eu descobri que eu estava na verdade era gripada, mas eu me consultei no medico e agora estou quase curada.
    1º ano B
    Pâmella Ribeiro de Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Pâmella!
      Muito interessante seu comentário... Espero que seus colegas leiam e aprendam o que você teve a curiosidade de pesquisar... Afinal, muitas vezes temos infecções e não sabemos distinguir, e acabamos tomando medicamente errado... E, o legal é que você também se preocupou em ir ao médico...
      Parabéns,

      Excluir
  26. Minhas ferias foram boas, passei em Tocantins onde o clima é diferenciado e meu organismo teve dificuldade para se adaptar, com isso sofri queimaduras solares pelas partes do meu corpo que foram expostas ao sol, isso ocorreu pois o clima da região é muito quente apesar de não estarmos na estação do verão.. Essa auto aquecimento na região é a consequência pelo aquecimento global que ocorre por vários fatores como o desmatamento e a poluição.
    1º ano B
    Pietra Lorena Andrade Simões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pietra!
      Realmente o Estado do Tocantins é muito quente! Eu tenho pavor de calor, ainda bem que quando fui lá estava até fresco, mas, para meu organismo que não gosta muito de calor, estava simplesmente escaldante! Mas, está bom... Ao menos choveu... E, o aquecimento global, que você citou realmente é uma consequência terrível que as pessoas ainda não estão enxergando..
      Parabéns pelo comentário,

      Excluir
  27. nao teve jeito de aproveitar minhas ferias trabalhava de manha e ficava em casa a tarde. eu fui na cavalgada do rodeio, nossa o sol estava muito quente tive que passa bastante protetor solar, mas tinha outro problema a poeira, minha pele fico trincada.

    ResponderExcluir
  28. fernanda vilas boas fernandes20 de agosto de 2013 às 08:48

    nao teve jeito de aproveitar minhas ferias trabalhava de manha e ficava em casa a tarde. eu fui na cavalgada do rodeio, nossa o sol estava muito quente tive que passa bastante protetor solar, mas tinha outro problema a poeira, minha pele fico trincada.

    ResponderExcluir
  29. Após uma festa de aniversário ocorrida na cidade de Uberlândia, comecei a sentir alguns sintomas relacionadas à gripe, como por exemplo, tosse e febre. No médico fui informado que a gripe pode ser causada por diferentes tipos de vírus, mas que apesar disso, já existe vacina capaz de oferecer uma cobertura ampla embora de duração relativamente curta. A gripe é transmitida por via respiratória e costuma evoluir de maneira benigna, mas, podem ocorrer complicações sérias, principalmente as pulmonares em idosos. Por esta razão tem se desenvolvido campanhas visando a vacinação em massa dos cidadãos acima de 60 anos de idade. O resfriado, apesar de comumente ser confundido com gripe branda é causada por outros tipos de vírus que não pertencem à família dos vírus da gripe.
    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo,
      É uma pena que a gripe também tenha te acometido em suas férias, mas, é uma coisa normal, não acha?
      Mas, parabéns pelas informações compartilhadas...
      Geralmente, as pessoas não sabem porque ficaram gripadas... Assim como não sabem milhares de coisas que lhes acontecem... Mas, está bom...
      Parabéns,
      Super abraço,

      Excluir
  30. Nas minhas férias não vi muitas coisas, mais algo me chamou muita atenção, na fazendo onde eu morro (Fazenda Mariquita) duas vacas pariu bezerros gêmeos.
    Então fui procurar uma explicação porque isso havia acontecido, pensei que era um processo complicado, mas, pelo contrário, era muito simples, apenas aconteceu a fecundação de dois espermatozoide e dois óvulos.
    Dizem que quando nasce um casal (fêmea e macho) um nasce estéril, mas aqui na fazenda nasceu duas fêmeas e dois machos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ranielle,
      Nossa que fato interessante! Eu nunca vi bezerros gêmeos, devem ser lindos!
      E, suas informações provam que você realmente se informou... Parabéns!

      Excluir
  31. Em um dia ensolarado, eu sai para jogar bola, em uma quadra de futsal que não era coberta, e ali, fiquei jogando bola das 15:oohoras às 16:00 horas e logo quando eu estava indo para a casa em que eu estava passando as férias comecei a ter dores de cabeça muitos fortes.
    Quando entrei em casa eu conversei com a minha irmã e ela disse que poderia ter sido uma crise de enxaqueca, pois eu tenho enxaqueca, ela saiu para comprar um remédio, para mim e eu fui me deitar com as luzes apagadas, e logo depois minha irmã veio com o remédio, eu tomei e aos poucos fiquei melhor.
    Já aconteceu várias vezes de eu estar jogando bola no sol e passar mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Watilla,
      Jogar bola no sol quente é pedir para passar mal, né? Evite praticar esportes em horários que o sol está alto! Isso faz um mal terrível à sua saúde.
      Abraços,

      Excluir
  32. No dia 12/07 fui viajar para casa de meus avós que fica no município de Ipameri, próximo de Domiciano Ribeiro, por lá fiquei 13 dias e nesses dias aconteceram várias coisas legais, fui em Domiciano ajudar meus avós a venderem seus queijos que são produzidos na fazenda. Andei à cavalo diversas vezes, passei nas lavouras de feijão que por lá existe várias.
    Mas, o que me chamou a atenção realmente é que lá no fundo da casa passa uma represa linda e enorme da Brasil Verde e que existe vários lugares apropriados para o nosso lazer e diversão, cachoeiras que formam rios, só que dessa vez não pude tomar banho nela, pois a cachoeira secou devido as irrigações que possuem na represa que está cada vez menor a quantidade de água, e está cada vez mais poluída com venenos das lavouras que ficam ao seu redor...
    Acho um horror isso que o Homem faz com a natureza, essa degradação que consegue destruir tudo, acho que deveriam pensar bem pois futuramente vão faltar para o nosso consumo.

    ResponderExcluir
  33. Minhas ferias foi boa demais foi viajar depois foi festar um pouco depois quando cheguei foi caminhar um pouco como o medico me pediu e foi isso minhas ferias foi otimas demais...

    Leandro ferreira 3 ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro,
      Que bom que suas férias foram legais! Espero que a caminhada tenha surtido efeito no seu organismo...
      Continue se exercitando, é muito bom para o organismo!
      Abraços,

      Excluir
  34. Férias é um mês do ano que a gente fica livre para fazer algumas coisas que gostamos. Eu aproveitei minhas férias indo para a fazenda , plantei algumas arvores perto das nascentes , adubei outras plantas com esterco orgânico , ajudei a tirar leite, e aguei a horta.

    Marcus Vinicius Franco
    1º'A'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus,
      Interessante suas férias... é sempre bom estar em contato com a natureza!
      Abraços,

      Excluir
  35. Quase tudo vira vaso

    Tudo aconteceu quando eu estava no meu trabalho ,eu estava bem concentrado no momento ,lavando uns copos e utensílios do mercado(meu local de trabalho) ,e como já havia algum tempo que eu não lavava o filtro decidi lava-lo .Tirei uma das partes(a de cima) e alimpei ,quando termine ,coloquei na lateral da pia de forma que eu achei seguro ,e quando me virei para pagar a outra parte(a de baixo) a parte que eu tinha acabado de limpar cai no chão ,e obvio ,se quebra.
    Segundo minha superior aquele filtro tinha 25 anos(já tava era na hora de trocar mesmo hahahahaha) e eu acabava com 25 anos da historia dela. Naquele mesmo dia mais tarde a sogra da minha superior apareceu querendo justamente um filtro para utiliza-lo como vaso de plantas ,e por coincidencia nos tínhamos .E no outro dia outra mulher pegou a parte que ficou quase que totalmente quebrada dizendo que ainda seria possível usar como vaso.
    Descobri a partir daí que neim tudo sempre esta perdido ,e não são só os filtro que são utilizados como vaso ,pode-se usar panelas ,baldes ,copos ,pneu ,carrinho-de-mão ,garrafa(diversas) ,vários tipos de calçados ,xicaras e ate bolsas de ombro.
    Vejam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui colocar imagens,Vejam no https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1024&bih=667&site=imghp&tbm=isch&q=QUase+tudo+vira+vaso&spell=1&sa=X&ei=Al0XUue7I4a88wSh9YHwCA&ved=0CE4QvwUoAA VALEIU!!!!!!

      Excluir
    2. Oii João Lucas,
      Amei sua postagem! O bom é que sua "superiora" não foi 'relax'... hahah...
      Ótimas ideias para compartilhar, e espero que muitas copiem. Quem sabe eu não quebro o filtro aqui de casa, né?
      Abraços,

      Excluir
  36. Alguns dias depois que entrei de férias, senti fortes dores na coluna.
    Fui no médico lá ele me examinou e me pediu um raio-x.
    No raio-x constatava um desvio na coluna ocasionado por pegar pesos sentar de mau jeito.
    No hospital o médico me disse que estudos comprovam que quase 70% da população já teve alguma dor na coluna.
    E me orientou a fazer alongamentos não pegar peso, e, principalmente a corrigir a postura.

    ResponderExcluir
  37. Durante as férias aproveitei a disponibilidade de tempo para fazer várias atividades físicas como: treinamento intensivo na academia, musculação, bicicleta ergométrica, caminhada e alongamentos.
    A regularidade do exercício físico me proporcionou um bem estar positivo no qual melhorei minha resistência física e a capacidade cardio respiratória e isto tem tudo a ver com biologia e com o funcionamento do nosso corpo. Tenho certeza de que nessas férias fiz a coisa certa: usar o tempo ocioso ao meu favor, fazendo atividade física orientada por um profissional e uma alimentação balanceada.
    A vida fica bem melhor quando podemos cuidar do nosso corpo, da mente e da nossa saúde, inclusive a melhoria nos estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário Daniele,
      Primeiramente, me desculpe a demora em responder seu comentário...
      Mas, eu gostei muito do seu comentário... Bastante interessante! É uma ótima iniciativa... sabe que eu queria ter essa disposição que você tem... Ando tãoooo sedentária... é só Deus! kkkk...
      E, realmente, as atividades físicas contribuem para uma saúde mental e corporal bem melhor...
      Parabéns,

      Excluir
  38. bem minhas ferias foram bem complicadas passei as ferias trabalhando
    aconteceu algo interessante, tive uma infestação de percevejos que acabou prejudicando minha lavoura, então tive que entrar com o combate com inseticidas assim controlando a praga, aconteceram diversas coisas envolvendo a biologia pois tudo o que fazemos a envolve.
    thiago luiz 3 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago!
      Olha que experiência interessante, você pode associar esse fato com o conteúdo que está estudando, Evolução... Afinal, o inseticida atua como um fator de seleção, os percevejos que resistirem ao seu efeito, são selecionados...
      Abraços,

      Excluir
  39. Boa noite, passei uma semana na fazenda do Thiago Luiz, estando la tive a oportunidade de aprender sobre sua plantação de melancia que envolvia o controle de pragas, doenças e também sua forma de plantio.

    Cláudio Júnior
    3º ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio!
      Veja a resposta ao comentário do Thiago, você vai perceber o conteúdo que estamos estudando na sua experiência de férias...
      E, que bom que você aprendeu sobre a cultura de melancias...
      Abraços,

      Excluir
  40. Ferias! nada melhor...
    Bem,minhas ferias foi um pouco chata, não sai para lugares legais, mas pude visitar alguns amigos... Tomamos sorvete, mas como o tempo estava muito quente tomamos muito, e acabou que quase todos nós pegamos uma GRIPE( influenza ), provavelmente estávamos com a imunidade baixa.

    Danielle Monteiro de Morais 2 ano "B"

    ResponderExcluir
  41. minhas ferias foram boas, mas tive um momento complicado fiquei gripada com febre e dor de cabeça,
    a gripe e causada pelo vírus influenza acredito que o clima ajudou, estava muito frio mas tomei os remédio certo e sarei graças a Deus tirando isso minhas ferias foram otimas
    Clarisse Reitter 3 ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarisse,
      Que pena que você adoeceu, mas, que ótimo que logo você se recuperou para curtir suas férias!
      Infelizmente, os vírus Influenza estão sempre por aí...
      Abraços,

      Excluir
  42. Rafaela, que comentário interessante!
    O bom é que você está todos os dias lidando com essas reações, exames, amostras... Enfim, você está literalmente no universo da "biomedicina", "bioquímica"...Tudo ligados à Biologia...
    Creio que se você se esforçar, e eu sei que você se esforça, você vai aprender muito na área laboratorial!
    Se tivéssemos tempo, iríamos aprofundar nessas temáticas em sala de aula... Mas, o tempo é curto e na maioria das vezes estudamos tudo muito superficial!
    Abraços,

    ResponderExcluir

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.