quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cobra-cigarra: Medo, Lenda, Sexo, Ciência...

Boa noite, meus caros!

Acabo de achar um assunto muito interessante que veio a contradizer traumas do meu passado!
(Nossa, gastei agora!)
Então, quando eu era uma criança, me lembro perfeitamente de um certo bicho que vez ou outra era visto na casa de minha avó. Sinceramente, é impossível para uma criança esquecer algo que lhe causa tanto medo e pavor.
Me recordo como se fosse hoje, daquele dia que o inseto estava na parede da casa, bem perto da porta, e nós brincávamos lá, bem próximo - era ótimo correr pelas ruas durante a noite, brincando com meus irmãos, bom eu achava, e eles também, minha mãe que ficava brava! heheh...Chega de viajar no passado...
Mas, voltando ao bicho. Eu o vi, na curiosidade chamei todos para ver e me dizer o que era...
Quando viram-no, mandaram todos nós ficarmos lá dentro e não chegarmos perto do bicho...
Querem vê-lo?
Está ai... ohhh!

A defesa da cobra-cigarra não é veneno.  Ao ser perturbada, ela abre as asas e mostra um par de olhos falsos na tentativa de assustar um possível predador - Foto: Fábio Paschoal

Conheço como "cobra de asas". Para meu trauma, me disseram que era uma cobra, muita mais venenosa do que aquelas que ficam rastejando por ai e que sua picada matava em questão de minutos.
Me contaram também várias estórias sobre pessoas que tinham falecido pela picada do tão terrível bicho!

O apêndice cefálico da cobra-cigarra (Fulgora sp.) possui olhos e narinas falsos. Algumas pessoas relatam que o inseto parece uma serpente, um jacaré ou um lagarto dependendo da espécie - Foto: Fábio Paschoal

Acabo de ler que, na Amazônia existe uma lenda que diz que se uma pessoa for picada por está cobra-cigarra (como é conhecida) tem que ter relações sexuais dentro de 24 horas, caso contrário, vem à óbito!
Hilário, não acham? Simplesmente uma tática que os jovens amazonenses encontraram para ter uma desculpa para fazer sexo!
Alguns dizem que tem um efeito afrodisíaco! Deve ter mesmo! Hahah


Sem apavoramento. Acabo de descobrir que eles só se alimentam de seiva - deve ser esse o motivo de falarem que seu "veneno" pode matar até uma árvore, mas, é puro exagero!
O formato da cabeça se deve ao hábito alimentar que o bicho tem, nada relacionado com ferrão para inocular veneno.
É claro que se você for infernizá-la, ela não vai excitar em utilizar seu aparelho bucal para se defender.
Talvez uma pessoa que seja "picada" por esse bichinho possa até morrer, mas, para isso é preciso que o animalzinho tenha se alimentado de uma planta com substâncias tóxicas ou esteja cheia de bactérias.
Mas, não precisa de tanto medo. Como diz Fábio Paschoal, ela é tão inofensiva quanto uma cigarra comum!

De coração,
Espero que vocês gostem dessa postagem assim como eu!
Se souberem de mais algo sobre a cobra-cigarra, ou machaca, ou jequitiranaboia...
(Quanto nome para um animal só!)
Me avisem!
Francielle Pajola


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oi,achei muito legal a postagem de hoje porque eu nem imaginava que existia esse bicho tão estranho e de vários nomes é que pode ser inofensivo e mortal ao mesmo tempo.
    aluna: Kamila Dias de Oliveira
    1°ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila! Quanto tempo em? kkkk...
      Então menina, eu via muitos desses insetos quando era criança, agora, não sei se não reparo ou se realmente estão escassos... Mas, eles são muitos fascinantes!
      Abraços,

      Excluir
    2. A uns 6 meses atrás encontrei uma dessa morta ao lado de casa , eu também não sabia o que era... Ai fui perguntar minha avó e ela foi me explicar que era um tipo de cobra , quando fiquei sabendo , achei bem diferete... Achei bastante interessante essa sua postagem Francielle Pajola!
      LUCAS RONER DOS REIS GUIMARÃES
      1° ANO "B"

      Excluir
  2. Olá Francielle
    Achei essas informações que você trouxe de grande importância.Uma vez uma senhora me disse que ela tinha o nome de cobra voadora pelo fato da picada doer como se fosse de uma cobra.Enfim são apenas características e mitos que as pessoas que não tem muitas informações sobre esse inseto fala.
    Eu achei uma informação simples mais também muito curiosa,quando pousados esses insetos têm o hábito curioso de andar de lado e para trás uma informação curiosa e engraçada ao mesmo tempo.
    Grata,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luíza!
      Que legal! Então, você já viu esse inseto?
      Realmente, eu não sabia dessa curiosidade.
      Obrigada por compartilhar conosco e contribuir para nosso aprendizado!
      Abraços,

      Excluir
  3. Paulo Henrique Costa15 de agosto de 2013 às 20:34

    Oi Francielle,

    Essa cobra-voadora é sinônima de muito espanto e pânico por parte da população em diversos países. Diversas lendas cercam esse animal, quando criança como você já ouvi diversas vezes que não podia chegar perto do animal porque ele era peçonhento e causava até mesmo a morte do individuo. Pesquisando outras informações encontrei que no Ceará o animal é visto como sinônimo de individuo terrível e o nome é dado às pessoas que perdem sua boa reputação. Outro fato é que na Costa Rica pessoas usam um pó branco secretado pelo animal dizendo que possui poder afrodisíaco. Muitas pessoas ainda entram em pânico porque popularmente a suposta cobra não possui visão, o que é contestado por especialistas, pois possuem olhos em sua parte frontal. Em suas asas ela possui ocelares que são falsos olhos que de acordo com pesquisas servem como defesa que serve de alarme à possíveis inimigos naturais.
    Vejam esse estudo completo realizado sobre a espécie:http://www.lutzhoepner.de/uebersetzen/jequitiranaboia.pdf

    Grande Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo! Tudo bem?
      Nossa, que legal! Ótima informação esta que compartilhaste! Obrigada por compartilhar o link... Super interessante... Realmente esses bichos são muito polêmicos! Hoje mesmo, estava comentando com minha mãe sobre esse bicho, e ela desacredita que ele seja inofensivo! Hahah!
      Abraços,

      Excluir

Atenção! Os comentários são exclusivamente para interagirmos trocando ideias, discutindo conteúdos, opiniões, dúvidas, fazendo elogios, críticas, dando sugestões... Enfim... Para se identificar, utilize a opção NOME/URL, é mais simples é poderemos saber quem é você! Caso não tenha URL, digite algo como "www.hotmail.com" ou copie e cole o link do seu e-mail.